Processo de Integração

   Acordos

   Brasil e México assinam Protocolo sobre setor automotivo

Representantes da República Federativa do Brasil e dos Estados Unidos Mexicanos assinaram um Protocolo Adicional ao Acordo de Complementação Econômica (ACE) N° 55 que regulamenta o comércio no setor automotivo (Quinto Protocolo Adicional ao Apêndice II do ACE 55 “Sobre o Comércio no Setor Automotivo entre o Brasil e o México”).

Na sede da ALADI, em presença do secretário-geral a.i. César Llona, quem cumprimentou os presentes em nome do secretário-geral da ALADI, Carlos Chacho Alvarez, a representante permanente do Brasil, embaixadora María de Graça Nunes, e o representante permanente do México, embaixador Felipe Enríquez, assinaram o referido Protocolo, mediante o qual ambos os países ficam comprometidos a outorgar-se mutuamente a liberalização do comércio para um importante número de produtos do setor de autopeças, desde que cumpram com as condições em matéria de origem previstas no Acordo.

A embaixadora Nunes ressaltou a importância de poder preservar as correntes comerciais em um setor como o automotivo, que concentra quase 40% do comércio bilateral. Por sua vez, o embaixador Enriquez destacou o papel da ALADI como marco e espaço de integração propício para a assinatura dos acordos dos países-membros.

Nos próximos quatro anos, durante o processo de abertura ao livre comércio, serão mantidas quotas de exportação que serão incrementadas a cada ano, iniciando em 2015 com um teto de 560 bilhões de dólares, inferior aos 965 bilhões exportados em 2014. A meta é encerrar em 18 de março de 2019 com 705 bilhões de dólares.

Representante Permanente do Brasil, María de Graça Nunes; Secretário-Geral a.i., César Llona; Representante Permanente do México,Felipe Enríquez

Voltar