Processo de Integração

   Acordos

   Prorrogam por quatro anos acordo automotivo entre Argentina e México

Argentina e México acordaram prorrogar até 2019 o Quinto Protocolo Adicional ao Apêndice I do ACE 55 “Sobre o Comércio no Setor Automotor entre Argentina e México”.

A ministra da Indústria, Débora Giorgi, e seu par mexicano, Ildefonso Guajardo, firmaram na tarde de ontem, na cidade de Buenos Aires (Argentina), a prorrogação do convênio bilateral do setor automotivo no âmbito do Acordo de Complementação Econômica (ACE-55), pelo qual é disposto um novo esquema de quotas para a comercialização de carros e autopeças com tarifa zero.

Ao mesmo tempo, na sede da ALADI, com a presença do secretário-geral a.i., César Llona, que transmitiu os cumprimentos do secretário-geral da ALADI, Carlos Chacho Alvarez, os representantes permanentes da Argentina a.i., Rubén Ruffi, e do México, Felipe Enríquez, rubricaram o Quinto Protocolo Adicional ao Apêndice I do ACE 55 assinado no âmbito da ALADI.

Cabe salientar que com este acordo será mantido o fluxo de comércio bilateral livre de tarifas em matéria automotriz, mediante um esquema de quotas e de intercâmbio compensado estabelecendo uma quota de 575 milhões de dólares para o primeiro ano, de 590 milhões para segundo, 610 milhões para o terceiro e 640 milhões de dólares para o quarto ano.

Da esquerda para a direita: Min. Rubén Ruffi, Representante Permanente da Argentina a.i.; Cesar Llona, secretário-general a.i., e embaixador Felipe Enríquez, Representante Permanente de México.

Voltar