Processo de Integração

   III Cúpula da CELAC aprova Plano de Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome 2025, elaborado por FAO, ALADI e CEPAL

A III Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe (CELAC) culminou com a declaração de Belém, em que as chefas e os chefes de Estado e de Governo dos países-membros “reafirmam sua firme determinação de erradicar a pobreza, a fome e a desigualdade na região como requisito indispensável para alcançar o desenvolvimento sustentável, através da articulação das políticas econômicas, sociais e ambientais com a participação cidadã integral e equitativa”.

Nesse âmbito, foi aprovado o Plano de Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome 2025 da CELAC, elaborado por FAO, ALADI e CEPAL cumprindo com o estabelecido no plano de ação CELAC 2014.

As chefas e chefes de Estado agradeceram às três instituições pelo seu apoio na formulação do Instrumento, que estimaram como uma ferramenta imprescindível para a erradicação da fome e da diminuição da pobreza na região.

O Plano é articulado a partir de quatro pilares principais:

1. Estratégias coordenadas de segurança alimentar baseadas em políticas públicas nacionais e regionais.

2. Acesso oportuno e sustentável a alimentos inócuos, adequados, suficientes e nutritivos para todas as pessoas.

3. Bem-estar nutricional e garantia de nutrientes respeitando a diversidade de hábitos.

4. Produção estável e atenção oportuna perante desastres.

Cada pilar consta de linhas de ação e, dentro delas, de medidas propostas.

O papel da ALADI focar-se-á, principalmente, no primeiro pilar e, dentro dele, na linha de ação relativa à facilitação do comércio.

Voltar