Saludo  

  Expo-ALADI México 2016  
 


El 19 de octubre se inauguró la EXPO ALADI - México 2016

En el Auditorio Braulio Fernández de la Universidad Autónoma de Coahuila , con la participación de 1.300 personas, se inauguró la EXPO ALADI - México 2016

 
   
 


Terceira edição da macrorrodada de negócios multilateral encerra com muito sucesso

De 19 a 21 de outubro, realizou-se a EXPO ALADI - México 2016, na cidade de Torreón, Coahuila, México.

 
   
 


Resumo da EXPO ALADI - México 2016

orreón, no Estado de Coahuila de Zaragoza, em outubro passado, que, como cada ano, reuniu empresários da América Latina e do Caribe.

 
   
 


Entrevista a autoridades

Veja testemunhos de algumas autoridades dos países-membros durante e EXPO ALADI - México 2016, Macrorrodada de Negócios Multissetorial realizada na cidade de Torreón, no Estado de Coahuila de Zaragoza, entre 19 e 21 de outubro de 2016.

 
   
 


Entrevista a agências de promoção e organismos de integração

Veja testemunhos de agluns representantes de agências de promoção dos países-membros da ALADI e dos organismos de integração da região convidados, presentes na EXPO ALADI - México 2016, Macrorrodada de Negócios Multissetorial realizada na cidade de Torreón, no Estado de Coahuila de Zaragoza, entre 19 e 21 de outubro de 2016.

 
   
 


Entrevista a empresários

Veja testemunhos de agluns empresários dos países-membros e convidados presentes na EXPO ALADI - México 2016, Macrorrodada de Negócios Multissetorial realizada na cidade de Torreón, no Estado de Coahuila de Zaragoza, entre 19 e 21 de outubro de 2016.

 
   
 


Entrevistas a empresários participantes

Compartilhamos testemunhos de outro grupo de empresários presentes na EXPO ALADI - México 2016, Macrorrodada de Negócios Multissetorial realizada na cidade de Torreón, no Estado de Coahuila de Zaragoza, entre 19 e 21 de outubro de 2016.

 
   
 


Outros testemunhos de empresários

Compartilhamos as experiências de mais empresários que participaram da EXPO ALADI - México 2016, Macrorrodada de Negócios Multissetorial realizada na cidade de Torreón, no Estado de Coahuila de Zaragoza, entre 19 e 21 de outubro de 2016.

 
   
 


EXPO ALADI- México 2016 en Imágenes

Una selección de imágenes que reune los mejores momentos de la EXPO ALADI - México 2016.

 
   
     
  Processo de Integração  
     
 
  Comércio Regional
 
 


A ALADI conta com nova base de dados de estatísticas do comércio internacional de serviços

A partir de 1 de dezembro do presente ano, encontra-se disponível, no site da Associação, a Base de Dados de Estatísticas do Comércio Internacional de Serviços, desenvolvida pela Secretaria-Geral da ALADI com informação fornecida periodicamente pelos países-membros.

 
   
 


Reunião de Ministros de Comércio e/ou Altas Autoridades Responsáveis pelo Comércio dos países-membros da ALADI

Os Ministros de Comércio e/ou Altas Autoridades Responsáveis pelo Comércio dos países-membros da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), reunidos na cidade de Montevidéu, nos dias 28 e 29 de novembro de 2016.

 
   
 
 Acordos
 
 

Acuerdo de "Santa Cruz de la Sierra" sobre Transporte Fluvial por la Hidrovía Paraguay - Paraná (Puerto de Cáceres - Puerto de Nueva Palmira) y sus Protocolos Adicionales

Em 13 de fevereiro de 2016, completaram-se 21 anos da entrada em vigor do Acordo de Transporte Fluvial pela Hidrovia Paraguai-Paraná (Puerto de Cáceres-Puerto de Nueva Palmira), também denominado Acordo de Santa Cruz de la Sierra, assinado entre Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, países da Bacia do Prata, ao amparo do Tratado de Montevidéu 1980 da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI).

O projeto Hidrovia Paraguai-Paraná (Puerto de Cáceres-Puerto de Nueva Palmira) (PHPP) surgiu da necessidade dos países da Bacia do Prata de avançar na integração física regional mediante melhoramentos operacionais e de infraestrutura no sistema de transporte.

A integração regional exige uma etapa de integração física mediante a utilização de modos de transporte eficientes e adequados às necessidades sócio-econômicas da região, cujas vantagens comparativas façam possível o acesso dos produtos da região a mercados internacionais com preços mais competitivos [...].

Seus objetivos são melhorar as condições de navegabilidade do sistema Paraguai-Paraná até atingir um nível ótimo de utilização durante as 24 horas, nos 365 dias do ano; adaptar e redimensionar a frota e melhorar a infraestrutura dos portos conforme os requisitos atuais de intercâmbio comercial na área de influência [...].

Nesta oportunidade, a ALADI tem o prazer de apresentar esta publicação, contendo o Acordo de Transporte Fluvial pela Hidrovia Paraguai-Paraná (Puerto de Cáceres-Puerto de Nueva Palmira) e os seus sete protocolos adicionais (Tomo I)

 
   
 
 Reuniones
 
 


LX Reunião da Comissão Assessora de Assuntos Financeiros e Monetários da ALADI

De 7 a 11 de novembro, foi realizada, na sede da ALADI, a Sexagésima Reunião da Comissão Assessora de Assuntos Financeiros e Monetários

 
   
 


Abre XVIII Reunião Técnica de Escritórios Governamentais Responsáveis pelo Fornecimento da Informação Estatística de Comércio Exterior da ALADI

Se desarrolló en la Sede de la ALADI la XVIII Reunión Técnica de Oficinas Gubernamentales Responsables del Suministro de la Información Estadística de Comercio Exterior (RECOMEX)

 
   
 


V Reunião de Funcionários Governamentais Especializados em Estatísticas do Comércio de Serviços

La ALADI fue sede de la V Reunión de Funcionarios Gubernamentales Especializados en Estadísticas del Comercio de Servicios

 
   
 


Segunda Reunião de Funcionários Responsáveis pelas Operações Aduaneiras Relativa aos Acordos da ALADI

Entre los días 1° y 2 de septiembre de 2016 se celebró en la sede de la Asociación, la Segunda Reunión de Funcionarios Responsables de la Operativa Aduanera Relativa a los Acuerdos de la ALADI.

 
   
 


 
  Atividades e Eventos  
 


ALADI participou do III Seminário de Cooperação Monetária e Financeira no Mundo - Respostas dos Mecanismos de Cooperação Sul-Sul

A Secretaria-Geral fez uma apresentação do Convênio de Pagamentos e Créditos Recíprocos da ALADI no III Seminário de Cooperação Monetária e Financeira no Mundo - Respostas dos Mecanismos de Cooperação Sul-Sul, realizado na sede da UNASUL em 29 e 30 de novembro de 2016.

 
   
 


Oficina sobre Oportunidades Comerciais nos Mercados da ALADI

No âmbito da implementação do Plano de Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome 2015 da CELAC, a FAO e a ALADI, definiram ações voltadas para o fortalecimento do comércio intrarregional e da agricultura familiar

 
   
 


Oficina Perspectivas e oportunidades para a Indústria Editorial Latino-Americana

Em 5 e 6 de setembro, na sede da Secretaria-Geral da ALADI, foi celebrada a oficina Perspectivas e oportunidades para a Indústria Editorial Latino-Americana.

 
   
 

 

 
  Novidades  
 

 
Mesa redonda “A política exterior da China no governo de Xi Jinping”

O Observatório América Latina-Ásia Pacífico levou adiante a mesa redonda “A política exterior da China no governo de Xi Jinping”, com palestra principal ministrada pelo doutor Christopher R. Hughes, professor e diretor do Departamento das Relações Internacionais na London School of Economics and Political Science. O evento teve lugar dia 15 de setembro, às 9h30m, na sede da ALADI.

 
   
     
   Publicações  
 


Indicador TENCI

A Secretaria-Geral publicou em seu site novas cifras do indicador TENCI - Tendências Comerciais da ALADI, o qual permite fazer um acompanhamento mensal da evolução do comércio de bens registrado entre os países-membros da Associação. É uma ferramenta que facilita a análise e o planejamento de estratégias tanto das autoridades governamentais quanto dos operadores econômicos e analistas comerciais que realizam negócios na região.

 
   
 


COMERCIO EXTERIOR GLOBAL - ALADI: Enero-Setiembre 2016

La Secretaría General publicó las estadísticas de comercio exterior global del período enero-setiembre 2016.

 
   
 


Boletim Mensal Observatório América Latina-Ásia Pacífico (noviembre)

Observatório divulga boletim número 34, correspondente ao mês de novembro de 2016.

 
   
 


Boletim Mensal Observatório América Latina-Ásia Pacífico (outubro)

Observatório divulga boletim número 33, correspondente ao mês de outubro de 2016.

 
   
 


Boletim Mensal Observatório América Latina-Ásia Pacífico (setembro)

Observatório divulga boletim número 32, correspondente ao mês de setembro de 2016.

 
   
 


Novidades Bibliográficas

Consulte as novidades bibliográficas de nossa Biblioteca