Processo de Integração

   Comércio Regional

   Reunião de Ministros de Comércio e/ou Altas Autoridades Responsáveis pelo Comércio dos países-membros da ALADI

Os Ministros de Comércio e/ou Altas Autoridades Responsáveis pelo Comércio dos países-membros da ALADI reconheceram que a integração econômica regional constitui um dos principais meios para que os países da América Latina possam impulsionar seus processos de desenvolvimento econômico e social.

Diante do lento crescimento da economia e do comércio mundial e de ameaças de aumento da proteção em alguns países desenvolvidos, os países membros da ALADI expressam sua disposição a tomar as medidas necessárias para aprofundar sua integração econômica e para incrementar seus intercâmbios.

Destacaram que a ALADI constitui o âmbito jurídico e institucional adequado para aprofundar a agenda positiva de integração e convergência regional, que incorpore denominadores comuns, sob os princípios de Pluralismo, Convergência, Flexibilidade, Tratamentos Diferenciais e Múltiplos, manifestados no artigo 3 do Tratado de Montevidéu 1980 (TM80).

Parabenizaram a oportunidade e a iniciativa de convocar este fórum, reconhecendo a importância de se reunir de maneira periódica e sustentada no tempo no âmbito da Associação, e acordaram uma nova reunião durante 2017, preferentemente antes da reunião de Ministros das Relações Exteriores.

A esse respeito, acordaram estabelecer um fórum de debate e consulta com as autoridades responsáveis pelo comércio dos países-membros a fim de contribuir para o avanço dos trabalhos e das áreas identificadas durante a presente reunião.

Os temas abordados durante a reunião foram: facilitação do comércio; promoção do comércio; multilateralização das preferências, acumulação de origem; cadeias regionais de valor; medidas não tarifárias e cooperação reguladora; ampliação do número de membros; defesa e fortalecimento dos esquemas de integração atuais; desenvolvimento de ferramentas de inteligência comercial; participação do setor empresarial, trabalhista e movimentos sociais; estatísticas do comércio internacional de serviços, e negociações regionais, entre outros.

Participantes da Reunião de Ministros de Comércio e/ou Altas Autoridades Responsáveis pelo Comércio dos países-membros da ALADI

Volver