ALADI - Asociación Latinoamericana de Integración
Menu

 

09/06/2022

Acordo para a eliminação de barreiras técnicas ao comércio de produtos cosméticos


Continuando com os trabalhos das autoridades dos países-membros da ALADI e representações do setor produtivo regional, em 7 de junho próximo realizou-se, em formato virtual, a Primeira Reunião de Negociação para a assinatura de um Acordo de Alcance Parcial para a Eliminação de Barreiras Técnicas ao Comércio de Produtos Cosméticos.

Durante a reunião destacou-se o objetivo de facilitar o comércio regional de produtos cosméticos, sem desconsiderar a segurança na saúde dos consumidores. Contou-se com a participação de todos os países que até a presente data mostraram seu interesse de fazer parte das negociações, como a Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Peru e Venezuela, também as Representações da Argentina, Brasil e Uruguai participaram como observadores desta primeira reunião de negociação.

Quanto ao alcance da negociação, foram abordadas disposições relativas a um sistema de vigilância no mercado, eliminação do certificado de livre venda, sistema de revisão de ingredientes, harmonização de etiquetagem e boas práticas de manufatura.

As negociações continuarão em uma segunda reunião, a realizar-se nos primeiros dias de agosto próximo.







ALADI
Cebollatí 1461 CP 11200. Tel: + 598 24101121 Fax: + 598 24190649
Montevideo - URUGUAY
Email: sgaladi@aladi.org
© Copyright 2021. ALADI - Todos los derechos reservados