ALADI - Asociación Latinoamericana de Integración
Menu

 

03/09/2019

ALADI e IICA continuam trabalhando na promoção da internacionalização das PMEs agrícolas


Em 29 de agosto de 2019, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) realizaram uma nova edição do ciclo de conferências web: “Capacitação para a internacionalização das PMEs agrícolas”, que organizam de forma conjunta.

Esse módulo, cuja temática centra-se nas condições de acesso a mercados, está dividido em duas partes. A primeira instância foi denominada “como identificar e interpretar as normas reguladoras do comércio?” e esta segunda instância “que benefícios outorgam os acordos comerciais a seu produto?”.

A informação foi compartilhada nesta oportunidade por Sandra de León, técnica da ALADI, que apresentou os conceitos básicos relacionados aos requisitos de acesso exigidos pelos países-membros da ALADI, como as tarifas, as medidas tarifárias e as normas que regulamentam o comércio exterior dos países da ALADI; bem como os benefícios tarifários contidos nos acordos registrados ao amparo do Tratado de Montevidéu 1980.

Nesta sessão foi tratada a importância dos Acordos comerciais e os benefícios outorgados para a redução ou a eliminação das tarifas de importação, a aplicação das preferências tarifárias, as regras de origem que devem ser cumpridas para beneficiar-se dessas preferências. Finalmente, mostraram-se na página web da ALADI as diferentes consultas que os usuários podem realizar no Sistema de Informação de Comércio Exterior (SICOEX) como instrumento de apoio a sua estratégia de exportação.

O webinar teve uma audiência de mais de 208 pessoas de diferentes países da região e do hemisfério sul. Após a apresentação abriu-se um espaço para perguntas e respostas.

Alejandra Sarquis, Representante do IICA no Uruguai, e Silvia Espíndola, Subsecretária de Cooperação, Assistência Técnica e Apoio aos PMDERs da ALADI, destacaram a importância que adquiriu este ciclo de conferências e a ampla acolhida que teve dos participantes.

O ciclo de palestras continuará com diferentes webinars que abordarão temas de interesse para as PMEs. A próxima palestra terá lugar no dia 26 de setembro, para continuar com temas relacionados à definição dos preços para exportar, e estará a cargo de técnicos do IICA.





ALADI
Cebollatí 1461 CP 11200. Tel: + 598 24101121 Fax: + 598 24190649
Montevideo - URUGUAY
Email: sgaladi@aladi.org
© Copyright 2021. ALADI - Todos los derechos reservados