ALADI - Asociación Latinoamericana de Integración
Menu

 

26/07/2022

Serviços Baseados em Conhecimento: a ALADI aposta na inovação do comércio intrarregional


Os avanços tecnológicos e a integração de cadeias de valor intensificaram o comércio internacional de serviços baseados em conhecimento. Este setor nucleia empresas inovadoras de diversa natureza, que utilizam intensivamente alta tecnologia, conhecimento e trabalho qualificado para gerar riqueza e valor agregado. O comércio deste tipo de serviços é dinâmico e competitivo, com um notório potencial de desenvolvimento e grandes desafios para a nossa região.

Os países-membros da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) registram importantes cifras no comércio internacional destes serviços, o qual representa uma grande oportunidade para incrementar as exportações das empresas regionais com alto valor em tecnologia e criatividade.

Com este objetivo —e a visão de consolidar uma comunidade empresarial junto com a inovação tecnológica—, a ALADI focou-se nos serviços baseados em conhecimento, propondo atividades de promoção comercial e ferramentas digitais para este setor, com vistas a promover seu crescimento e o comércio intrarregional. Entre as ações mencionadas encontra-se a realiza¬ção da primeira Rodada de Negócios Virtual para Serviços Baseados em Conhecimento, em junho deste ano.

Participaram empresas de toda a América Latina e o Caribe, de diversas escalas (pequenas e médias empresas), vinculadas ao software e TICs, videojogos, fintech, agritech, serviços de engenharia, arquitetura e educação. Mediante um sistema de gestão on-line de reuniões virtuais de negócios os empresários da região conectaram-se com contrapartes comerciais, fizeram negócios e expandiram suas redes empresariais. Entre as opiniões dos participantes, destaca-se a oportunidade de networking como um dos principais atrativos que percebem os empreendedores no momento de assistir a estes eventos, demonstrando a necessidade de integração que há no setor. Outra conclusão importante é que 9 de cada 10 participantes recomendaria as rodadas da ALADI a outros empresários.

Entre os objetivos mais desafiantes que atualmente tem ALADI encontra-se a internacionalização das pmes junto à inovação tecnológica. Para tanto, o impulso ao comércio internacional dos serviços baseados em conhecimento é chave. A Associação, no seu papel integrador com marcado perfil comercial, além de promover espaços de negócios e o uso de plataformas digitais que geram novas oportunidades comerciais, também está dedicada ao tratamento integral dos temas de que se encarrega. Assim, foram incluídas, nesta iniciativa, instâncias de diálogo, aprendizagem e reflexão sobre as potencialidades dos países no comércio de serviços baseados em conhecimentos.







ALADI
Cebollatí 1461 CP 11200. Tel: + 598 24101121 Fax: + 598 24190649
Montevideo - URUGUAY
Email: sgaladi@aladi.org
© Copyright 2021. ALADI - Todos los derechos reservados