ALADI - Asociación Latinoamericana de Integración
Menu


Jan 31, 2020

Finalizou de forma bem-sucedida o Programa “Melhoramento do sistema de controle sanitário da cadeia alimentar para a proteção da saúde na América Latina”, realizado pela ALADI e IILA.


O Programa de Cooperação “Melhoramento do sistema de controle sanitário da cadeia alimentar para a proteção da saúde na América Latina”, levado adiante pela Organização Internacional Ítalo Latino- Americana (IILA) e a Associação Latino-Americana de Integração, concluiu sua última etapa com excelentes resultados.

No decurso de dois anos, o referido programa -que contou com o financiamento da cooperação italiana- facilitou o acesso à assistência técnica e capacitação em sanidade alimentar voltadas a melhorar os sistemas de controle de qualidade dos alimentos e fomentar o desenvolvimento exportador das PMEs nos países de menor desenvolvimento econômico relativo (Bolívia, Equador e Paraguai), membros da ALADI.

Mediante atividades de pesquisa, capacitação e assistência técnica, buscou-se fortalecer as capacidades dos organismos da Bolívia, Equador e Paraguai envolvidos nos sistemas de controle, vigilância sanitária e rastreabilidade dos alimentos.

O programa contou com quatro fases: uma preliminar na que se avançou na constituição da Rede de cooperação em sanidade alimentar e na elaboração de um Relatório diagnóstico sobre inocuidade de alimentos nos três países beneficiários; uma fase didática que implicou o desenvolvimento de Cursos de Alta Formação na sede da ALADI, em Montevidéu; e uma fase de formação à distância e desenvolvimento de projetos, que finalizou com a seleção de seis funcionários dos países beneficiários para realizar um estágio na Itália, que incluiu uma série de encontros institucionais e visitas a estruturas produtivas do setor agroalimentar da Itália.

O programa concluiu com a realização de missões de assistência técnica de especialistas latino-americanos e italianos nos três países, para o intercâmbio de boas práticas e a aplicação de resultados positivos identificados pelos beneficiários no curso do Programa. No total, aproximadamente 170 pessoas se beneficiaram diretamente das atividades do Programa.

O Programa desenvolvido conjuntamente pela IILA e ALADI permitiu fortalecer as capacidades das instituições que têm como função velar pela sanidade alimentar na Bolívia, Equador e Paraguai e compartilhar conhecimentos e experiências práticas e de utilidade para o desenvolvimento dos setores produtivos vinculados.







ALADI
Cebollatí 1461 CP 11200. Tel: + 598 24101121 Fax: + 598 24190649
Montevideo - URUGUAY
Email: sgaladi@aladi.org
© Copyright 2019. ALADI - Todos los derechos reservados