A Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), no âmbito do Mês Internacional da Mulher, desenvolveu por quarto ano consecutivo a iniciativa Latinas Exportam, no formato de atividade “Semana de Conexão Empresarial”. Este projeto, que conta com o apoio de ONU Mulheres, é a consequência de uma linha de trabalho sustentada no tempo, que busca potencializar as capacidades das mulheres no comércio.
As empresas lideradas por mulheres enfrentam maiores obstáculos no momento de participar do mercado, especialmente ao exportar. Diante desta realidade multicausal, a ALADI está focada no “gênero e comércio”, buscando contribuir para a internacionalização das empresas lideradas por mulheres. Sob esta premissa foram desenhadas e implementadas diferentes atividades: “Rodadas de Negócios”, “Semanas de Conexão Empresarial” e a criação da “Rede Latinas Exportam”, sustentada na Resolução 84 do Conselho de Ministros da ALADI (órgão político supremo). Esta rede busca ser um espaço de conexão e informação para mulheres empresárias e empreendedoras de toda a América Latina.
Ao longo das instâncias mencionadas, a ALADI escutou e aprendeu das necessidades reais destas mulheres e, em consonância com seus interesses, selecionou temas de atualidade que elas assinalam como fundamentais: financiamento e tecnologia. Com estes temas como base, a “Semana de Conexão Empresarial: Latinas Exportam” deste ano apresentou destacadas palestrantes, que abordaram o potencial impacto positivo que tem o acesso a novas tecnologias e ao crédito, segundo uma perspectiva empresarial e de gênero.
Com mais de 900 registros nesta atividade e a participação de autoridades nacionais de primeiro nível dos países-membros, na ALADI qualificamos esta experiência como um grande êxito, que constitui um passo a mais na busca de uma maior inclusão social na região.