ALADI - Asociación Latinoamericana de Integración
Menu

 

27/02/2024

Semana de Conexão Empresarial: Latinas Exportam
Comércio, financiamento e tecnologia para mais inclusão de gênero.



As empresas lideradas por mulheres enfrentam maiores obstáculos para participar do comércio. Somente 27% das mulheres ocupa postos gerenciais e na América Latina essa porcentagem se reduz a 2%. Exportar a mercados internacionais é ainda mais difícil: somente 1 de cada 5 empresas lideradas por mulheres consegue fazê-lo.

A Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) busca fomentar o comércio intrarregional e a inclusão social dos habitantes de seus 13 países-membros e, em resposta à inequidade de gênero, leva adiante por quarto ano consecutivo a iniciativa “Latinas Exportam” no âmbito do mês internacional da mulher.

Esta “Semana de Conexão Empresarial: Latinas Exportam” tem como temas principais o comércio, a tecnologia e o financiamento. Propõe-se abordar com maior ênfase o potencial impacto positivo das novas tecnologias e do acesso ao crédito e ao financiamento para a inclusão de gênero, considerando que são fatores fundamentais para o empoderamento econômico e a participação plena e igualitária das mulheres na sociedade.

Durante a semana de 11 a 15 de março, a ALADI estará focada nas empresas lideradas por mulheres. Sob o formato “Semana de Conexão Empresarial” (referida à ferramenta de matchmaking “Conexão Empresarial”), haverá eventos de promoção e capacitação orientados principalmente a empresárias e empreendedoras de toda a região. O registro é gratuito e as pessoas inscritas poderão participar virtualmente de todos os eventos.

Com esta iniciativa, a ALADI objetiva fortalecer as capacidades das mulheres no comércio, fornecendo ferramentas para a internacionalização de suas empresas. Durante esta semana serão promovidos a criação de redes de contato empresariais, negócios de exportação e a divulgação de produtos e serviços. Ademais, haverá capacitação no uso das ferramentas digitais da ALADI: Conexão Empresarial, Acesso a Mercados e PMEs Latinas Ótimos Negócios. Todas estas plataformas são gratuitas e atendem diferentes aspectos vinculados ao comércio intrarregional: do acesso à informação ao um espaço de matchmaking B2B com PMEs de toda a região.

“Latinas Exportam” consolidou-se nos últimos anos como uma marca que agrupa diversas atividades vinculadas à inclusão de gênero. A aliança estratégica da ALADI com ONU Mulheres para o desenvolvimento e o acompanhamento destes temas tem sido fundamental para a conformação de uma Rede de mulheres latino-americanas, que ano a ano encontram nestas iniciativas uma forma de potencializar seus negócios, expandir suas redes de contato e avançar a uma maior equidade de gênero.







ALADI
Cebollatí 1461 CP 11200. Tel: + 598 24101121 Fax: + 598 24190649
Montevideo - URUGUAY
Email: sgaladi@aladi.org
© Copyright 2021. ALADI - Todos los derechos reservados