Na terça-feira 15 de outubro, a sede da ALADI foi cenário do "Encontro Regional de Academias Diplomáticas", um evento-chave para impulsionar a cooperação e o desenvolvimento acadêmico entre os países-membros.
Este encontro objetiva fomentar a colaboração e a formação entre as academias diplomáticas dos países-membros da ALADI, promovendo o intercâmbio de experiências, melhores práticas e recursos educativos para fomentar o desenvolvimento de competências conjuntas.
Para este evento, foram convidados os países-membros a identificar áreas de interesse prioritárias para suas Academias Diplomáticas e a propor ações conjuntas a fim de fortalecer a colaboração. Esta iniciativa busca não apenas otimizar a formação dos futuros diplomatas, mas também estabelecer uma rede sólida de cooperação inter-regional.
Nos últimos anos, a ALADI assinou Memorandos de Entendimento (MOU) com as academias diplomáticas de oito de seus países-membros: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Peru e Uruguai. Estes acordos, que continuam vigentes, objetivam promover a cooperação entre a ALADI e as Academias Diplomáticas em diversas áreas temáticas mediante a formação e a capacitação, o desenvolvimento de estudos e relatórios, o intercâmbio de informação e material bibliográfico e a implementação de estágios.
Este tipo de encontros reforça o compromisso da ALADI com o fortalecimento institucional e o crescimento profissional dos diplomatas da região, visando a integração e a cooperação entre os países-membros.