No último dia 17 de setembro, a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) anunciou o lançamento do seu novo Centro Financeiro, uma iniciativa inovadora projetada para facilitar o acesso ao crédito das pequenas e médias empresas (PMEs) em toda a região. O novo Centro Financeiro se junta aos serviços disponíveis oferecidos pela ALADI na sua plataforma PMEs Latinas Grandes Negócios, completando assim uma gama de ferramentas desenhadas especificamente para as PMEs da nossa região.
O evento de lançamento contou com a participação das autoridades da ALADI, e nele foi realizado um painel de discussão com representantes dos bancos que se uniram a essa iniciativa: Banco Provincia da Argentina, Banco de Desenvolvimento Produtivo da Bolívia, BNDES do Brasil, BanEcuador do Equador, Banco República do Uruguai, Itaú Uruguai e Santander Uruguai. Sob a condução do jornalista Gabriel Pereyra, foram abordados temas relacionados ao acesso ao crédito para PMEs, riscos de crédito,educação financeira e o papel da tecnologia para facilitar a inclusão no mercado financeiro.
Os participantes concordaram que as PMEs precisam fortalecer suas capacidades e melhorar seu acesso ao financiamento. Também apresentaram as diferentes soluções que cada um de seus bancos está implementando para aproximar o crédito das pequenas empresas. Entre os pontos mais destacados, discutiu-se a necessidade de fortalecer a educação financeira das PMEs e de todas as pessoas, para que possam tomar decisões mais informadas e acessar melhores condições de crédito.
Além disso, os representantes dos bancos destacaram a importância de iniciativas como o Centro Financeiro, e sublinharam a relevância de participar dessas conversas, assim como na plataforma PMEs Latinas Grandes Negócios, para que os bancos latino-americanos possam promover o comércio exterior e melhorar seu alcance junto às PMEs.
O novo Centro Financeiro da ALADI, em conjunto com as iniciativas dos bancos participantes, cria um ecossistema mais favorável para o desenvolvimento das PMEs
na região. Ao facilitar o acesso ao crédito, melhorar a educação financeira e promover a inovação, essa plataforma contribui para fortalecer o tecido empresarial da região e promover um desenvolvimento econômico mais inclusivo e sustentável.