Dias 22 e 23 de agosto de 2017, foi celebrada, na sede da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), a I Reunião Presencial da Comissão de Coordenação para a Certificação de Origem digital da ALADI, com a presença das delegações e representantes de onze países-membros.
A reunião teve como objetivo continuar com o processo de implementação da Certificação de Origem Digital entre os países-membros da Associação, para o qual foram revistos o estudo de situação da implementação da certificação de origem digital em cada um dos países-membros, bem como as estatísticas de utilização do Sistema de Certificação de Origem Digital (SCOD), que refletem um aumento muito positivo na utilização do sistema.
A reunião também serviu de marco para continuar gerando oportunidades de intercâmbio de experiências e de cooperação horizontal entre os países-membros. O relatório apresentado pela Secretaria-Geral sobre a Cooperação Técnica Horizontal permitiu comprovar a importância destes exercícios.
Nesta ocasião, foram realizadas vinte reuniões bilaterais e cinco reuniões entre os países e a Secretaria-Geral, e foram acordadas ações de cooperação.
A esse respeito, o secretário-geral da ALADI, Carlos Chacho Alvarez, apontou que o ano 2017 foi muito produtivo para a Certificação de Origem da ALADI, e destacou os avanços atingidos por Argentina e Brasil, que vêm emitindo certificados de origem digital juridicamente válidos, a finalização das provas do Uruguai com os dois países e a incorporação do Chile nesta etapa de provas.
A Certificação de Origem Digital é uma iniciativa da ALADI que tem por escopo modernizar, racionalizar e agilizar as operações de comércio exterior, especificamente no que diz respeito ao processo de certificação de origem, ao tempo que permite incrementar os níveis de segurança para o comércio.