Início -> Imprensa -> Comunicados de Imprensa
Responsáveis Governamentais pelas MPMEs analisarão, na ALADI, a crise econômica internacional

07/07/2009

Responsáveis governamentais pelas Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) dos países-membros da Associação, altos funcionários da CEPAL e do SELA-IBERPYME, bem como integrantes da sociedade civil, reunir-se-ão nos dias 22 e 23 de julho, na sede da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), com o objetivo de analisar os efeitos da crise econômica internacional no desempenho das MPMEs exportadoras.

A partir de agosto de 2008, a crise internacional teve um impacto negativo no comércio exterior dos países-membros da ALADI. Durante o primeiro bimestre de 2009, o comércio intra-regional teve uma nova diminuição, que colocou os valores do intercâmbio entre os países da região 28% debaixo dos registrados no mesmo bimestre de 2008 e, inclusive, inferiores aos alcançados nos dois primeiros meses de 2007.

Devido a isto, o Comitê de Representantes da ALADI convocou a refletir sobre as estratégias desenvolvidas pelas autoridades dos países-membros da Associação, visando difundir as melhores práticas, impulsionar a cooperação e a coordenação entre as mesmas, bem como a utilização dos instrumentos com os que contam os Organismos.

Os interessados em participar do debate, que será transmitido pela Internet de forma gratuita, podem se cadastrar em: www.aladi.org.



</div>