Início -> Imprensa -> Comunicados de Imprensa
Secretário-Geral da ALADI saúda os avanços da Nona Conferência Ministerial da OMC na Indonésia

12/09/2013

O Secretário-Geral da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), Carlos Chacho Alvarez, manifestou hoje a sua satisfação pelos bons resultados da Nona Conferência Ministerial da OMC, realizada em Bali, Indonésia, de 3 a 7 de dezembro de 2013, cujas intensas negociações permitiram aprovar o denominado “Pacote de Bali”, que contempla um conjunto de medidas sobre facilitação do comércio, segurança alimentar e apoio ao comércio dos países de menor desenvolvimento.

A esse respeito, o titular do organismo assinalou que os resultados, além de revitalizarem o sistema multilateral do comércio após muitos anos de relativa paralisia e inação, revestem especial significado para a América Latina, porquanto são produzidos sob a gestão e o impulso de um latino-americano, o brasileiro Roberto Azevedo, para quem o Secretário transmitiu suas saudações e seus parabéns.

O Secretário-Geral da ALADI manifestou, ainda, que “este resultado demonstra o firme compromisso dos países para com o sistema multilateral de comércio, que longe de negá-la, evidencia a complementaridade existente entre este sistema e qualquer tipo de desenvolvimento que possa estar surgindo tanto nos âmbitos regionais quanto nos bilaterais”.

Finalmente, Chacho Alvarez chamou a continuar identificando medidas que impulsionem e fortaleçam o comércio dos países em desenvolvimento e, especialmente, dos países de menor desenvolvimento, a fim de continuar aumentando os níveis de equilíbrio e solidariedade no cenário internacional.

</div>