Resumo executivo: Acordos Comerciais: percepções das partes interessadas e estratégia comunicativa


Texto completo

Resumo:

No Equador, a estratégia "Equador Compete" (2022 - 2023) teve como principal objetivo melhorar a competitividade mediante a redução de custos, a simplificação de trâmites, a abertura de novos mercados e a promoção do investimento e a inovação. O Ministerio de Producción, Comercio Exterior, Inversiones y Pesca (MPCEIP) lidera esta estratégia com o objetivo de negociar 10 acordos comerciais para 2025, promovendo a inserção estratégica do país no mundo.

A estratégia de abertura comercial objetiva que 80% das exportações nacionais não petroleiras contem com preferências tarifárias e ampliem sua oferta para "mais Equador no mundo". Ademais, busca aproveitar melhor os acordos vigentes, como foi demonstrado com países parceiros como Chile, México, Colômbia e Peru.

Neste âmbito, o MPCEIP, mediante o Programa de Cooperação em favor do Equador do Sistema de Apoio aos Países de Menor Desenvolvimento Econômico Relativo (PMDERs), apresentou o projeto "Acordos comerciais: percepções das partes interessadas e estratégia comunicativa", salientando a necessidade de conhecer a percepção da sociedade sobre estes acordos para desenvolver estratégias de comunicação efetivas e melhorar as negociações. A consulta e a análise conjunta com atores públicos e privados permitem identificar os benefícios dos acordos comerciais e fortalecer a política pública.

O referido projeto buscou fortalecer a institucionalidade e otimizar os acordos comerciais por meio da compreensão da opinião de diversos setores da sociedade.



















File Attachment Icon
3193_pt.pdf