ALADI - Asociación Latinoamericana de Integración
Menu

 

17/03/2020

Medidas da Secretaria-Geral da ALADI face à presença do COVID-19 na região


A Associação Latino-Americana de Integração informa que, face à situação vivida pela região em matéria sanitária, foi implementada uma série de ações a fim de continuar com as atividades institucionais da Associação, em consonância com as medidas que vêm sendo adotadas pelos países da região.

Com apoio das tecnologias da informação, as atividades, quando for possível, serão realizadas de forma virtual, e a comunicação por meios eletrônicos será privilegiada.

 

Por consultas ou qualquer outro tipo de solicitação para a Secretaria-Geral, entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Usuário pelo correio sgaladi@alardi.org ou mediante nossas redes sociais Facebook e Twitter, que oferecem assessoramento de forma virtual e gratuita.

 

Colocamos à disposição dos usuários as ferramentas digitais que promovem a integração regional de forma virtual, dentre as quais destacamos:

 

  • SICOEX: Sistema de Informação de Comércio Exterior, uma ferramenta de acesso livre e gratuito criada pela ALADI, que oferece informações sobre tarifas, preferências negociadas, normas reguladoras de comércio exterior e estatísticas regionais.
  • Centro Virtual de Formação da ALADI: ambiente virtual de aprendizagem mediante o qual a ALADI oferece cursos e oficinas on-line, de forma gratuita, sobre comércio exterior e processo de integração econômica regional da América Latina.
  • Certificação de Origem Digital da ALADI: ferramenta para a facilitação do comércio regional, que oferece segurança aos certificados de origem e simplifica gestões nas operações alfandegárias.
  • Acordos: seção da página web que oferece acesso aos textos completos dos acordos e protocolos assinados pelos países-membros da ALADI.
  • Medidas ambientais: plataforma onde são identificadas e analisadas as medidas que, com base em considerações ambientais, regulam o acesso a mercados extra-zona de alguns dos principais produtos de exportações dos países-membros para facilitar seu cumprimento.
  • EXPO ALADI: portal de promoção da macrorrodada de negócios multissetorial dos países-membros da ALADI e países convidados da América Central e Caribe. Também promove encontros entre empresários da região, especialmente PMEs.
  • Observatório América Latina-Ásia Pacífico: espaço virtual que oferece informações relevantes sobre a relação econômica comercial entre 37 economias (19 da América Latina e 18 da Ásia Pacífico) e desenvolve atividades (fóruns, seminários, etc.) que contribuem para avançar no conhecimento e reflexão sobre essa relação estratégica, em colaboração com os países envolvidos, organismos internacionais e regionais e mecanismos de integração que contribuem com o projeto.
  • No canal de Youtube são disponibilizados webinars, tutoriais e diversos seminários e bate-papos de especialistas em integração regional, além de conteúdos atualizados de forma periódica.

 

As ferramentas desenvolvidas pela ALADI buscam contribuir, de forma virtual, para o fortalecimento dos laços de integração econômica dos países-membros, e estão ao serviço de seus funcionários, empresários e usuários de comércio exterior. Convidamos a todos a explorar e a otimizar as possibilidades oferecidas por estes instrumentos.

#FiqueEmCasa #TodosSomosAladi






ALADI
Cebollatí 1461 CP 11200. Tel: + 598 24101121 Fax: + 598 24190649
Montevideo - URUGUAY
Email: sgaladi@aladi.org
© Copyright 2021. ALADI - Todos los derechos reservados