ALADI - Asociación Latinoamericana de Integración
Inicio


Sep 22, 2020

O uruguaio Sergio Abreu Bonilla assume como novo secretário-geral da Associação Latino-Americana de Integração


Em sessão extraordinária, o Comitê de Representantes da Associação Latino-Americana de Integração deu as boas-vindas ao uruguaio Sergio Abreu Bonilla, novo secretário-geral do organismo pelo período 2020- 2023.

 

O secretário-geral sucede em suas funções ao embaixador Alejandro de la Peña Navarrete, que exerceu a titularidade do órgão técnico durante o período 2017-2020.

 

Em seu discurso, o Dr. Abreu agradeceu aos países-membros por sua designação no cargo durante a reunião do Conselho de Ministros do dia 17 de setembro, e destacou que, no desempenho de suas funções, buscará defender o emprego, o comércio e o desenvolvimento da região latino-americana.

 

Para tanto, devem ser traçados vários objetivos: promover a convergência dos diversos acordos dentro da ALADI mediante a harmonização das medidas não tarifárias; negociar um acordo de comércio eletrônico avançado, que incentive o incremento no intercâmbio regional de bens e serviços; promover a segurança alimentar aprofundando todos os acordos relacionados ao sistema agroalimentar dos países da ALADI, e impulsionar o comércio mediante um acordo regional de serviços que outorgue tratamento preferencial aos fornecedores de serviços dos países-latino-americanos.

 

Ao fecho de seu discurso, o secretário-geral manifestou que a recuperação econômica só será possível com educação, investimento, comércio, emprego e respeito ao meio ambiente, alicerces do desenvolvimento sustentável, que serão o foco de sua preocupação durante sua gestão.

 

As representações permanentes dos países-membros da ALADI manifestaram seu apoio à gestão do secretário-geral à frente da Associação, que este ano faz 40 anos de trabalho contínuo em benefício da integração regional.

 

O doutor Sergio Abreu tem uma destacada trajetória no âmbito do comércio e das relações internacionais. Foi senador pelo Partido Nacional do Uruguai e presidente do Consejo Uruguayo para las Relaciones Internacionales (CURI), ministro da Indústria, Energia e Mineração (2000-2002) e ministro das Relações Exteriores (1993-1995). No âmbito internacional, o Dr. Abreu tem participado de numerosas missões e comitês de Negociações, e mantém uma intensa atividade acadêmica vinculada a diversas instituições do Uruguai e da Ibero-América. 











ALADI
Cebollatí 1461 CP 11200. Tel: + 598 24101121 Fax: + 598 24190649
Montevideo - URUGUAY
Email: sgaladi@aladi.org
© Copyright 2019. ALADI - Todos los derechos reservados