ALADI - Asociación Latinoamericana de Integración
Menu

 

02/11/2020

A EXPO ALADI-Equador 2020, Edição Virtual, encerrou sua sétima edição


A EXPO ALADI-Equador 2020, Edição Virtual, encerrou sua sétima edição com a participação de cerca de 600 empresários dos treze países-membros da ALADI e de compradores convidados da América Central e Caribe. Durante cinco intensas jornadas, os empresários aproveitaram o âmbito virtual para fazer contatos, trocar informações empresariais e explorar alianças comerciais em 4500 reuniões efetuadas.

O evento, organizado pelos países-membros da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) por meio de sua Secretaria-Geral, em parceria com o Ministério de Produção, Comércio Exterior, Investimentos e Pesca do Equador mediante PRO ECUADOR, foi desenvolvido de forma virtual de 26 a 30 de outubro na plataforma ALADI Rodada.


A macrorrodada convocou empresários dos setores de alimentos e bebidas processados; embalagens e pacotes; madeiras, metal e suas manufaturas, e acabamentos de construção; materiais elétricos, maquinarias e equipamentos agrícolas, e de transporte de mercadorias; plástico, borracha e suas manufaturas; produtos farmacêuticos, químicos, equipamentos e aparelhos médicos; serviços vinculados às TICs e relacionados ao meio ambiente; e têxteis, confecções e calçados, e manufaturas de couro. Foram incluídos ainda produtos de combate ao Coronavírus (COVID-19), conforme listado elaborado em conjunto pela OMS e pela OMA.

Verónica Chávez, vice-ministra de Promoção de Exportações do Equador, manifestou que foi uma grande satisfação comprovar a excelente convocatória da EXPO ALADI deste ano, que contou com a presença de empresários dos treze países-membros da ALADI acompanhados por empresários convidados da América Central e Caribe.

O embaixador Galo Galarza Dávila, representante permanente do Equador junto à ALADI, transmitiu seu reconhecimento ao compromisso assumido pelos ministérios das Relações Exteriores e de Produção, Comércio Exterior, Investimentos e Pesca do Equador, pela Secretaria-Geral da ALADI e pelas suas respectivas equipes de trabalho.

No fecho do evento, o secretário-geral da ALADI, Sergio Abreu, agradeceu a participação dos empresários que fizeram parte desta edição da EXPO ALADI e salientou que a rodada constitui o ponto de partida para propiciar o encontro de empresas da região sob este modal. A partir de 2021 serão feitas três rodadas virtuais por ano, a fim de promover um melhor aproveitamento dos benefícios tarifários negociados ao amparo dos acordos da ALADI.

Os resultados evidenciam que, a pesar das dificuldades conjunturais, os esforços realizados pelos governos e os organismos de integração, em um trabalho mancomunado com os empresários, geram as condições favoráveis para reativar o comércio e o emprego na região.






ALADI
Cebollatí 1461 CP 11200. Tel: + 598 24101121 Fax: + 598 24190649
Montevideo - URUGUAY
Email: sgaladi@aladi.org
© Copyright 2021. ALADI - Todos los derechos reservados