ALADI - Asociación Latinoamericana de Integración
Menu

 

26/10/2020

Começa a EXPO ALADI Equador 2020 - Edição Virtual: oportunidades comerciais para a região


Em 26 de outubro foi iniciada a sétima edição da EXPO ALADI, Macrorrodada de Negócios Multissetorial, organizada pela ALADI e o Ministério da Produção, Comércio Exterior, Investimentos e Pesca do Equador por meio de PRO ECUADOR. A referida Expo ALADI terá lugar de forma virtual entre 26 e 30 de outubro, mediante a Plataforma ALADI Rodada.


A cerimônia de abertura, realizada por videoconferência, contou com a participação de Luis Gallegos Chiriboga, ministro das Relações Exteriores e Mobilidade Humana do Equador, Sergio Abreu, secretário-general da ALADI, Daniel Legarda, vice-ministro de Comércio Exterior do Equador, e Víctor Verdún Bitar, presidente do Comitê de Representantes da ALADI.


Diante de uma audiência virtual de mais de 140 participantes, o vice-ministro Daniel Legarda ressaltou que tanto para o Equador como para a equipe da ALADI é muito importante ter realizado as adaptações necessárias para apresentar hoje a primeira EXPO ALADI virtual e, neste contexto, continuar com a missão de promover a oferta exportável da região sob esta nova normalidade.


Por sua vez, o secretário-geral de la ALADI, Sergio Abreu, deu as palavras de boas-vindas nas que manifestou seu agradecimento ao Governo do Equador como contraparte organizadora, e destacou que a EXPO ALADI representa uma grande ocasião para fortalecer as relações comerciais entre os países da região, nas que a ALADI é um aliado fundamental por meio do aproveitamento dos acordos comerciais vigentes.


O presidente do Comitê de Representantes da ALADI, Victor Verdún, agradeceu aos empresários sua participação e manifestou que espera que nesta macrorrodada possam se estabelecer contatos frutíferos e duradouros, mas sobretudo concretizar novos negócios, visto que é necessário mais do que nunca incrementar o comércio intrarregional e fomentar a interação empresarial entre os países-membros da ALADI.


Finalmente, como encerramento do evento, o ministro Gallegos Chiriboga destacou que o Equador muito valoriza os esforços conjuntos de todos os países-membros, para impulsionar a oportunidade que representa a EXPO ALADI 2020 em modalidade virtual e que relançar o comércio regional e extrarregional é uma necessidade imperiosa, unida ao objetivo comum mais urgente que nunca de fortalecer a integração regional.


A EXPO ALADI está orientada a potencializar e diversificar o comércio intrarregional entre empresas, especialmente pmes, dos países-membros da ALADI junto a países convidados da América Central e O Caribe. Durante a semana permanecerão abertas as inscrições para compradores interessados da região.


Como resultado do trabalho conjunto da Secretaria-Geral da ALADI, de ProEcuador e das agências de promoção dos países participantes na edição 2020 da EXPO ALADI, mais de 500 empresas exportadoras e compradoras podem realizar até 4000 reuniões de negócios.





ALADI
Cebollatí 1461 CP 11200. Tel: + 598 24101121 Fax: + 598 24190649
Montevideo - URUGUAY
Email: sgaladi@aladi.org
© Copyright 2021. ALADI - Todos los derechos reservados