ALADI - Asociación Latinoamericana de Integración
Menu

 

19/10/2019

Com grande êxito finaliza a EXPO ALADI – Colômbia 2019 com a assistência de mais de 600 empresários da região


A EXPO ALADI – Colômbia 2019 finalizou sua sexta edição com a participação de mais de 619 empresários dos treze países-membros da ALADI, da Costa Rica e da Guatemala, como países convidados, que em duas intensas jornadas de negociações assistiram a mais de 4450 reuniões e informaram a intenção de concretizar cerca de 1700 negócios por 240 milhões de dólares.

O evento, organizado pela Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) e por PROCOLOMBIA, em aliança com a Governação de Santander, a Alcaldia de Bucaramanga e a Câmara de Comércio de Bucaramanga, realizou-se de 16 a 18 de outubro, no Centro de Convenções “Neomundo”, na mencionada cidade.

A macrorrodada convocou empresários dos setores de: acabamentos de construção, alimentos e bebidas processados, couro e manufaturas de couro, recipientes e embalagens, materiais elétricos, e maquinarias e equipamentos agrícolas, produtos farmacêuticos, outros produtos da indústria química, plásticos e equipamentos médicos, serviços vinculados às TICs e serviços audiovisuais, têxteis, confecções e calçado.

Como em edições anteriores, a Secretaria-Geral e os países-membros deram assessoramento aos empresários. Outrossim, a EXPO ALADI reuniu representantes da Comunidade Andina, a Associação de Estados do Caribe e a Aliança do Pacífico.

O secretário-geral da ALADI, embaixador Alejandro de la Peña, ressaltou que os resultados nos mostram que não foi errada a decisão tomada em 2014, quando se iniciou o desenvolvimento deste evento, o qual com cada nova edição se afiança solidamente, tornando-se o maior encontro de empresários da região, especialmente PMEs e MPMEs de agricultura familiar.

Por sua vez, Flavia Santoro, presidenta de ProColombia, indicou que “durante os dois dias de negócios, os bens e serviços dos exportadores colombianos tiveram um muito bom recebimento pelos compradores internacionais, o qual continua nos posicionando como um grande fornecedor regional, com qualidade e inovação, em cadeias como moda, agroalimentos, indústrias 4.0., químicos e ciências da vida e metalomecânica”.

Após seu bem-sucedido encerramento, foi anunciada oficialmente a celebração da seguinte edição da EXPO ALADI 2020, a realizar-se na cidade de Guayaquil, Equador.

Estes resultados mostram que os esforços realizados pelos governos e os organismos de integração, em um trabalho conjunto com os empresários, fazem da integração uma poderosa ferramenta a levar na agenda, e que embora as dificuldades conjunturais que pode haver na região, nossos países estão empenhados em estreitar seus vínculos, como assinalado pelo secretário-geral da ALADI na sua intervenção durante o encerramento do evento.





ALADI
Cebollatí 1461 CP 11200. Tel: + 598 24101121 Fax: + 598 24190649
Montevideo - URUGUAY
Email: sgaladi@aladi.org
© Copyright 2021. ALADI - Todos los derechos reservados