ALADI - Asociación Latinoamericana de Integración
Menu

 

07/12/2020

Lançamento do Curso "Aspectos normativos, situação atual e perspectivas do Transporte Internacional Terrestre no âmbito da ALADI e da CAN"


A Associação Latino-Americana de Integração e a Comunidade Andina apresentaram mediante uma conferência virtual o curso "Aspectos normativos, situação atual e perspectivas do Transporte Internacional Terrestre no âmbito da ALADI e da CAN ". Uma iniciativa conjunta de ambos os organismos, que busca oferecer uma ferramenta de aprendizagem contínua em temas referentes ao transporte internacional terrestre.


Na sua apresentação, o secretário-geral da Comunidade Andina, Jorge Hernando Pedraza, indicou que “este curso constitui uma contribuição para a formação e o melhor conhecimento das normas relacionadas ao Transporte Terrestre em ambos os blocos, o qual contribuirá para a facilitação do intercâmbio de bens na América Latina". Da mesma forma, enfatizou em que "os esforços focalizados na abertura de novos mercados, redução de tarifas e facilitação de processos aduaneiros, requerem ser complementados com ações para melhorar a infraestrutura física e tecnológica e fortalecer a qualidade de serviços logísticos, incluído o transporte"

Por sua vez, o secretário-geral da ALADI, Sergio Abreu, destacou a logística do transporte multimodal como a coluna vertebral da competitividade regional. Manifestou, ainda, que “devemos fazer todos os esforços para facilitar o comércio intrarregional das PMEs, o setor mais vulnerável que há nas nossas economias, especialmente neste contexto, em que a perda de empregos na região nos leva a ter mais de 40 milhões de pessoas em condições sociais mais do que preocupantes”, e por isso “a vontade política dos nossos países deve se centrar em combater a desigualdade e modernizar o transporte multimodal tornando o digital no instrumento que o faça competitivo, tanto no comércio intrarregional quanto na inserção externa do continente”.

O presente curso, 100% virtual e gratuito, objetiva analisar avanços e desafios para uma possível convergência e harmonização das normas sobre o transporte internacional de mercadorias e passageiros, além do trânsito aduaneiro. O mesmo se encontra disponível na plataforma do Centro Virtual de Formação da ALADI, https://www.aladi-cvf.org/es/






ALADI
Cebollatí 1461 CP 11200. Tel: + 598 24101121 Fax: + 598 24190649
Montevideo - URUGUAY
Email: sgaladi@aladi.org
© Copyright 2021. ALADI - Todos los derechos reservados