ALADI - Asociación Latinoamericana de Integración
Menu

 

19/10/2020

II rodada virtual de negócios concretizou intenções comerciais por mais de USD 11 milhões


Com o objetivo de promover as redes de negócio das pequenas e médias empresas do setor durante a pandemia, organizou-se uma rodada virtual de negócios do setor agroalimentar regional, que concretizou intenções de negócio por um total de USD 11 milhões, iniciativa que foi desenvolvida de 28 a 02 de outubro e é a segunda organizada durante este ano, com a participação de 374 empresas de 22 países da América Latina e Europa em um total de 512 reuniões virtuais com potencial de intercâmbio comercial. A intenção de negócio desta edição supõe o dobro que a anterior, quando se registrou USD 4.7 milhões.


Ao evento uniram-se empresas compradoras e vendedoras da Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, Índia, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.


65% das empresas participantes eram lideradas por homens e 35% por mulheres.


Esta segunda edição foi realizada mediante a plataforma da Rede Centro-Americana de Comércio (REDCA) e foi organizada pela Secretaria de Integração Econômica Centro-Americana (SIECA), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).


Na rodada de negócios do setor agroalimentar foi promovida a comercialização de produtos cárneos; produtos lácteos; mel natural; gorduras e óleos animais ou vegetais; frutas e vegetais; café; grãos básicos e cereais; frutos secos; cacau e chocolate; alimentos instantâneos e pré-cozidos; bebidas à base de sucos naturais; bebidas carbonatadas; iguarias e aperitivos; padaria e pastelaria; molhos e condimentos, e têxtil.


Eduardo Espinoza Valverde, diretor do Centro de Estudos para a Integração Econômica (CEIE), manifestou: “Consideramos que os resultados das duas rodadas virtuais de negócios são positivos em termos do número de empresas participantes e o volume de reuniões realizadas. Temos certeza de que este tipo de atividades de promoção comercial sob uma metodologia nova é muito propício em um contexto como o da pandemia”.


“A inovação e o uso de tecnologias digitais é fundamental para uma recuperação da pandemia e para o futuro do setor agropecuário. Por meio de iniciativas como esta, podem-se abrir novas oportunidades comerciais, propiciar um maior acesso a mercados e dinamizar as economias rurais da nossa região”, agregou Pablo Rabczuk, Oficial de Sistemas Agroalimentares da FAO.


"Para a Secretaria-Geral da ALADI foi muito importante participar deste processo e contribuir para o fortalecimento do vínculo entre os empresários da região. Apoiar este tipo de iniciativas e oferecer ferramentas que contribuam para o desenvolvimento de empreendedores e PMEs resulta prioritário, tanto para a recuperação do emprego quanto para a reativação do intercâmbio comercial na América Latina e o Caribe”, afirmou María Clara Gutiérrez, chefa de Assuntos Institucionais e Comunicação da Associação.


“Sinto-me profundamente satisfeito pelo trabalho realizado com os nossos parceiros de SIECA, FAO e ALADI, visto que mediante estas duas rodadas de negócios chegamos a quase 1.000 empresas e atingimos um montante de negócios próximo a US$15 milhões”, explicou Daniel Rodríguez, gerente do Programa de Comércio Internacional e Integração Regional do IICA.


As rodadas virtuais de negócios são um ponto de encontro que permite às empresas estabelecerem contatos comerciais com potenciais parceiros estratégicos, clientes ou fornecedores por meio de reuniões virtuais, programadas pelos participantes desde qualquer lugar do mundo mediante um dispositivo celular ou computador que contem com conexão à internet para promover o desenvolvimento de redes de negócios no setor agroalimentar da América Latina e o Caribe, e com isso fomentar o comércio intrarregional no contexto da COVID-19.





ALADI
Cebollatí 1461 CP 11200. Tel: + 598 24101121 Fax: + 598 24190649
Montevideo - URUGUAY
Email: sgaladi@aladi.org
© Copyright 2021. ALADI - Todos los derechos reservados