 | Prestigiosos acadêmicos, consultores e técnicos internacionais inaugurarão amanhã, na cidade de Montevidéu, o seminário sobre "Os Desafios da ALCA para a Integração Latino-Americana". O seminário, a realizar-se na sede da ALADI (Cebollatí 1461), até sexta-feira 24 de agosto, visa incentivar o debate relativo às perspectivas e desafios que representa para a integração latino-americana um eventual acordo para formar a ALCA.
Este seminário é organizado pela ALADI e pelo Centro Interdisciplinar de Estudos sobre o Desenvolvimento Latino-Americano (CIEDLA), da Fundação Konrad Adenauer. Este encontro internacional será aberto às 14h 30m pelo Presidente do Comitê de Representantes da ALADI, Embaixador Elbio Rosselli, pelo Secretário-Geral da ALADI, Embaixador Juan Francisco Rojas Penso, pelo Diretor do CIEDLA, Dr. Dieter W. Benecke, e pelo representante da Fundação Konrad Adenauer no Uruguai, Dr. Jan Woischnik.
O seminário será fórum de debates, durante dois dias, no qual representantes dos doze países da ALADI e importantes consultores e acadêmicos dos Estados Unidos, da União Européia, Nicarágua, Barbados, Alemanha, Argentina, Brasil e Uruguai analisarão o provável impacto que um acordo para a criação da ALCA representará nos diversos esquemas de integração da região.
Serão analisados também outros aspectos vinculados com o relacionamento com a União Européia e com a Organização Mundial do Comércio (OMC). Salienta-se a presença, dentre os expositores, de Riordan Roett (SAIS-J. Hopkins University Washington DC), Otto Boye (Secretário Permanente do SELA), Víctor Rico (Diretor-Geral da Comunidade Andina) e Gabriel Valdés (Senador da República do Chile). |  |