Processo de Integração

   Acordos

   A Colômbia e a Venezuela assinam Acordo Comercial no âmbito da ALADI

Em 19 de outubro de 2012, a Colômbia e a Venezuela registraram, ao amparo do Tratado de Montevidéu 1980 -mediante o qual a ALADI foi criada-, o Acordo Comercial assinado entre ambos os países em 28 de novembro de 2011, bem como seus Anexos assinados em 15 de abril de 2012.

Esse Acordo constitui o marco jurídico aplicável ao comércio entre ambos os países após a retirada da Venezuela da Comunidade Andina e objetiva consolidar o tratamento preferencial que ambos os países se outorgam no intercâmbio comercial bilateral, com base nas correntes de comércio históricas que existiram entre as Partes no período 2006-2010, pelo qual inclui todos aqueles bens nos quais foi registrado o comércio no referido período.

O intercâmbio comercial entre ambos os países alcançou, em 2011, 2,313 bilhões de dólares, correspondendo 1,75 bilhões de dólares às exportações da Colômbia à Venezuela, enquanto que as exportações feitas pela Venezuela da Colômbia alcançaram 563 milhões de dólares. O comércio entre ambos os países tem um importante componente de valor agregado, característica que compartilha, em geral, com o total do comércio intra-regional desenvolvido na ALADI.

Representante Permanente da República da Colômbia, Embaixadora Maria Clara Isaza;
Secretário-Geral da ALADI, Carlos Chacho Alvarez, e Representante Permanente da República Bolivariana da Venezuela, Embaixador Julio Chirino

Volver