Processo de Integração

   A ALADI e a FAO apresentaram publicação conjunta sobre segurança alimentar e comércio intra-regional de alimentos

Na segunda-feira, 26 de novembro de 2012, apresentou-se, na sede da Associação Latino-Americana de Integração, a publicação “Seguridad Alimentaria y Comercio Intrarregional de Alimentos en la ALADI” – (Segurança Alimentar e Comércio Intra-regional de Alimentos da ALADI).O evento de apresentação foi aberto pelo Secretário-Geral da ALADI, Carlos Chacho Alvarez, e pelo Representante Regional da FAO para a América Latina e o Caribe, Raúl Benítez, que salientaram a importância de reforçar as iniciativas nacionais no tocante à grave problemática da insegurança alimentar mediante ações de caráter regional.

Conforme recentes estimativas da FAO, o número de pessoas subnutridas na América Latina e no Caribe diminuiu em 16 milhões nas últimas duas décadas. Porém, o flagelo da subnutrição ainda atinge 49 milhões de pessoas, isto é: 8,3% do total da população da região. Na opinião da FAO, a situação é evitável, visto que a região é um ator importante no que diz respeito à produção e ao comércio de alimentos em termos internacionais e conta, ainda, com a suficiente disponibilidade para se autoabastecer e abastecer o mundo de alimentos. O número de pessoas em situação de insegurança alimentar deve-se, principalmente, à pobreza, e há um importante setor da população sem renda suficiente para adquirir os alimentos necessários.

Considerando as diferenças e as complementaridades dos países da ALADI quanto à sua capacidade de fornecimento de alimentos, há possibilidades de incrementar o comércio agroalimentar intra-regional mediante a promoção da facilitação e a geração de mecanismos inovadores de comércio e de cooperação, permitindo à agricultura familiar e aos setores mais vulneráveis da população se beneficiarem efetivamente da integração regional.

Esta publicação, resultado de um trabalho técnico conjunto da Secretaria-Geral da ALADI e do Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe, realizado no âmbito do convênio de cooperação assinado entre ambos os organismos, apresenta informações sobre a situação da segurança alimentar na região, bem como sobre o lugar dos países da região nos mercados mundiais de alimentos básicos, o comércio de alimentos básicos entre os países da ALADI, a contribuição dos acordos assinados no âmbito da ALADI para o comércio intra-regional de alimentos básicos e as oportunidades de complementaridade para a expansão do comércio. A mesma está disponível para consultas nos sites da ALADI e do Escritório Regional da FAO.

Volver