Processo de Integração  
     
  Difusão  
 


Programa de Formação: Visitas de delegações universitárias à ALADI

A Secretaria-Geral da ALADI realiza, de forma contínua, tarefas de difusão e capacitação sobre o processo de integração dirigidas aos diferentes estamentos da sociedade civil, convencida de que o conhecimento do que os países comprometeram e avançaram nessa matéria é elemento fundamental para que as sociedades se apropriem desse processo.

Nesse âmbito, as visitas das delegações universitárias têm sido uma atividade prioritária, por tratarem-se de futuros profissionais que, a partir de suas diferentes formações, poderão ser partícipes ativos do processo de integração.

Em ocasião das visitas das delegações, a Secretaria-Geral ministra uma conferência sobre a evolução e a situação do processo de integração no âmbito da ALADI, bem como sobre as principais características das relações comerciais do país de origem da delegação com os demais membros da Associação. Em algumas ocasiões, e dependendo do perfil da delegação, incluem-se alguns temas específicos de especial interesse.

Cabe destacar que, em 2011, foram recebidas visitas de 395 estudantes dos países-membros da Associação, sendo 145 deles provenientes de universidades locais (UDELAR, ORT, UCUDAL Salto) e 250 de instituições dos demais países-membros: Universidade Federal de Santa Maria (Brasil), “Escuela de Comercio Exterior de la Asociación de Exportadores de Perú”, “Universidad Nacional de Luján” (Argentina), Universidade Uniritter (Brasil), INPAHU (Colômbia), Universidade do Oeste de Santa Catarina (Brasil), “Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción” (Paraguai), “Universidad Católica de Córdoba” (Argentina) e “Universidad Autónoma” (Colômbia). Ao número anterior, é necessário acrescentar a visita de 30 estudantes de universidades de terceiros países (EUA e Finlândia).

Voltar