Processo de Integração  
     
    Comércio Regional  
 


O MERCOSUL ressalta os trabalhos desenvolvidos pela ALADI em favor da integração regional

No dia 29 de junho realizou-se, na cidade de Mendoza, República Argentina, uma nova cúpula do bloco, em ocasião da XLIII Reunião do Conselho do Mercado Comum.

Nessa oportunidade, os Presidentes dos Estados Partes do MERCOSUL emitiram um comunicado que, entre outros aspectos, indica a relevância de alguns temas referentes à integração da América Latina, e ressaltaram os trabalhos desenvolvidos pela ALADI.

A esse respeito, assinalaram seu compromisso de continuar promovendo a complementação econômico-comercial regional, com o objetivo de que, mediante a complementaridade e a cooperação dos processos de integração, como o MERCOSUL, a Comunidade Andina (CAN), a União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), a região afiance seu crescimento e sua importância política, econômica, social e cultural no mundo.

Da mesma forma, ratificaram a importância de que sejam levadas a cabo de forma periódica as reuniões das Comissões Administradoras dos Acordos de Complementação Econômica, assinados no âmbito da ALADI, para avançar no aprofundamento do comércio regional e na diversificação do intercâmbio, incluindo produtos com maior valor agregado.

Por fim, expressaram sua satisfação com os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela Associação em favor da integração regional, por meio da identificação de novos temas de interesse prioritário dos países-membros, com vistas a favorecer o desenvolvimento econômico e social de seus povos, e da concretização de outros, como a certificação de origem digital.

Voltar