"Boletín Informativo ALADI

     Publicações

 

   Comércio regional

 

   Documentos elaborados pela ALADI vinculados à emergência sanitária

 

A Secretaria-Geral da ALADI realiza um levantamento constante das medidas adotadas pelos países-membros devido à crise sanitária decorrente da COVID-19.

Os documentos são elaborados sobre diferentes disciplinas relacionadas ao âmbito de ação da Associação, como Certificações de Origem, Preferências Tarifárias, Medidas Não Tarifárias e Tarifas Nacionais, entre outros.

As publicações podem ser consultadas nos seguintes links:

- Medidas de contingencia en materia de Certificación de Origen adoptadas por los países miembros de la ALADI por efecto de la pandemia COVID-19 - ALADI/SEC/di 2872 Rev. 7. Resumo das medidas de contingência adotadas e comunicadas pelos países-membros em matéria de certificação de origen, como consenquência da pandemia COVID-19.

- Preferencias arancelarias aplicadas por los países miembros de la ALADI al comercio intrarregional en los productos COVID-19 - ALADI/SEC/di 2881. Análise das preferências outorgadas pelos países-membros da ALADI ao comércio intrarregional, tomando como referência as mercadorias do listado de produtos utilizados para combater a COVID-19, elaborado em conjunto pela Organização Mundial das Aduanas (OMA) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

- Medidas no arancelarias (MNA) adoptadas por los países miembros de la ALADI en el marco del COVID-19 - ALADI/SEC/di 2889 Panorama das medidas não tarifárias (MNT) adotadas pelos países-membros da Associação, com o objetivo de combater os efeitos adversos da pandemia COVID-19.

- Medidas de contingencia adoptadas por los países miembros de la ALADI por efecto de la pandemia COVID-19: ARANCELES NACIONALES DE IMPORTACIÓN - ALADI/SEC/di 2880/Rev. 1. Panorama das medidas adotadas em matéria tarifária pelos países-membros da Associação, com o objetivo de combater os efeitos adversos da COVID-19.

 

 

 

 

 

"