Processo de Integração

 

   Cooperação e Formação

 

   ALADI e IICA começam novo ciclo de conferências para capacitar PMEs agrícolas que quiserem exportar

 

Após uma bem-sucedida edição em 2019, a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) iniciou, em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), um novo ciclo de conferências para capacitar pequenas e médias empresas (PMEs) do setor agrícola.

O primeiro webinar, “ABC do exportador”, foi ministrado por Daniel Rodríguez, gerente do Programa de Comércio Internacional e Integração Regional do IICA. O palestrante pôs o foco nas etapas necessárias para que a exportação de um produto seja bem-sucedida: definir o negócio, conhecer suas capacidades, selecionar e conhecer o mercado, desenvolver a estratégia, negociar com o cliente e, por fim, iniciar a relação comercial.

A palestra contou com a participação de 150 pessoas de Argentina, Bolívia, Brasil, Bélgica, Colômbia, Chile, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Paraguai, Panamá, República Dominicana, Peru, Suíça, Venezuela e Uruguai. A conferência foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do IICA no YouTube e pode ser conferida aqui.

“Neste contexto particular que vivemos, no qual a capacitação à distância tem papel determinante para termos acesso a informações, temos a honra de iniciar o segundo ano de videoconferências com a ALADI e de reforçar nosso compromisso de apoiar o setor agropecuário diante dos novos desafios”, salientou Alejandra Sarquis, representante do IICA no Uruguai.

Silvia Espíndola, subsecretária de Cooperação, Assistência Técnica e Apoio aos PMDERs, manifestou que o projeto conjunto ALADI-IICA, direcionado a pessoas dos setores público, privado e acadêmico, busca fornecer mais informações úteis para que as PMEs agrícolas atinjam projeção internacional.

O ciclo de conferências virtuais continuará abordando temas de interesse para as PMES agrícolas ao longo do ano. Para tanto, foi programado um ciclo de seis apresentações sobre aspectos que as PMEs agrícolas precisam conhecer para iniciar o processo de internacionalização de seus produtos.