"Boletín Informativo ALADI

     Processo de Integração

 

   Cooperação e Formação

 

   Segunda Conferência 2020 ALADI-IICA: “Condições de Acesso a Mercados e Sistema de Informações de Comércio Exterior (SICOEX)”

 

ALADI e IICA levaram adiante a segunda conferência virtual da edição 2020 de seu ciclo “Capacitação para a internacionalização de PMEs agrícolas”, em 25 de junho passado. A palestra, denominada “Condições de Acesso a Mercados e Sistema de Informações de Comércio Exterior (SICOEX)”, contou com mais de cem participantes dos países-membros da ALADI.

Na ocasião, Sandra de León, técnica da ALADI, apresentou o tema com o propósito de fortalecer os conhecimentos relacionados às características do mercado-alvo das PMEs. Nesse sentido, a conferência abordou as características do sistema de classificação das mercadorias, as medidas tarifárias e não tarifárias aplicadas pelos países-membros da ALADI e as preferências negociadas nos acordos assinados no âmbito da ALADI. Também foi apresentado o Sistema de Comércio Exterior (SICOEX) da ALADI, como ferramenta para obter essa informação.

O ciclo de conferências virtuais continuará abordando temas de interesse para as PMEs agrícolas ao longo do ano. Nesse contexto, as conferências virtuais abordarão aspectos que as PMEs agrícolas precisam conhecer para iniciar o processo de internacionalização de seus produtos. As conferências são direcionadas a atores dos setores público, privado e acadêmico que tenham relação com o tema. O objetivo do ciclo é fortalecer as capacidades de associações e cooperativas de pequenos produtores agrícolas da região, com vistas a incentivar e apoiar sua atividade, no caminho à comercialização de seus produtos no mercado regional.

A representante do IICA no Uruguai, Alejandra Sarquis, e a subsecretária da ALADI, Silvia Espíndola, deram as boas-vindas à conferência. No fecho do evento, os participantes foram convidados a se cadastrar nas próximas conferências programadas, que visam oferecer mais conhecimento e mais ferramentas úteis para as PMEs agrícolas da região.

Confira a palestra no nosso Facebook

 

 

 

"