Processo de Integração

 

   Cooperação

 

   “Medidas Sanitárias e Fitossanitárias”: nova conferência virtual do ciclo de capacitação a Pmes Agrícolas ALADI-IICA

 

ALADI e IICA realizaram a terceira conferência virtual da edição 2020 de seu ciclo “Capacitação para a internacionalização de PMEs agrícolas” em 30 de julho passado, que contou com cerca de cem participantes da região. 

A conferência focalizou-se no tema Medidas sanitárias e fitossanitárias e foi ministrada por Alejandra Díaz, especialista internacional em Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos do IICA. A apresentação abordou a importância da produção de alimentos inócuos no contexto da pandemia. A especialista apontou que, apesar de o vírus não ser transmitido pelos alimentos, as empresas alimentares devem atender novos desafios: proteger a saúde dos trabalhadores e manter a continuidade do negócio. Também deu recomendações para avaliar, em forma adequada, a insegurança da exposição dos trabalhadores e para gerir o risco mediante práticas de trabalho seguras. Díaz abordou ainda aspectos relativos ao perigo da continuidade do negócio. Para concluir, manifestou que as empresas devem atender eficientemente os novos desafios, alterando suas práticas de produção, para serem bem-sucedidas no mercado.  

O ciclo de seis conferências virtuais, que será realizado ao longo do ano, aborda temas úteis para as PMEs agrícolas e busca fortalecer as capacidades de associações e de cooperativas de pequenos produtores agrícolas da região, com vistas a incentivar e a apoiar sua atividade no caminho para a comercialização de seus produtos no mercado regional. As conferências estão direcionadas a agentes dos setores público, privado e acadêmico, que tenham relação com o trabalho das PMEs. 

A próxima conferência virtual, sobre Contratações internacionais, será realizada dia 27 de agosto. 

A representante do IICA no Uruguai, Alejandra Sarquis, e a subsecretária da ALADI, Silvia Espíndola, deram as boas-vindas à conferência. Após a apresentação da técnica do IICA, foi aberto um espaço para perguntas dos participantes e respostas da palestrante. Por fim, os participantes foram convidados a se cadastrar nas próximas conferências programadas, que visam oferecer mais conhecimento e mais ferramentas úteis para as PMEs agrícolas da região. 

Clique aqui para conferir a palestra na íntegra no canal de YouTube da ALADI.