Processo de Integração

 

   Promoção comercial

 

   Rodada Virtual de Negócios do Setor Agroalimentar: participaram cerca de 600 empresas do setor agroalimentar da América Latina e o Caribe

 

A Secretaria de Integração Econômica Centro-Americana (SIECA), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) desenvolveram uma rodada virtual de negócios entre 22 e 26 de junho de 2020.

A atividade objetivou promover as redes de negócio das pequenas e médias empresas do setor agroalimentar durante a pandemia, mediante estas ferramentas virtuais, para facilitar sua recuperação.

Esta rodada de negócios, realizada por meio da Rede Centro-Americana de Comércio (REDCA), contou com a participação de 574 empresas de 22 países da América Latina e da Europa, os quais tiveram a oportunidade de ampliar seus contatos com potenciais parceiros estratégicos, clientes ou fornecedores. Ao todo, realizaram-se 1.037 reuniões e até a presente data se contabilizou mais de US$ 4.7 milhões como montante de intenção de negócios.

Autoridades dos organismos destacaram o papel das rodadas virtuais de negócios para dar uma solução na hora de enfrentar os efeitos da COVID-19, ao manter vivo o comércio e as relações empresariais.

Também coincidiram em que a necessidade de buscar alternativas de comercialização durante esta pandemia agilizou o uso das tecnologias e plataformas virtuais em todos os níveis e que avançar progressivamente em uma maior digitalização do setor agropecuário pode contribuir para um maior acesso a mercados, maior competitividade e desenvolvimento das economias rurais.

Entre os setores que maior interesse suscitaram, encontram-se as frutas e vegetais e o café, ambos com 19%, seguidos por preparações alimentares com 14%, e grãos básicos e cereais com 7%. Quanto ao país de origem dos participantes, lidera Honduras, com 142 empresas participantes, seguido pela Colômbia e Argentina, com 88 e 50 empresas, respectivamente.

As rodadas virtuais de negócios permitem a compradores e vendedores estabelecer contato comercial prévia aceitação das empresas. Nesta modalidade virtual, as reuniões virtuais realizaram-se sob a mesma dinâmica que as reuniões de forma presencial, com a diferença de que o evento foi desenvolvido na sua totalidade dentro da plataforma. Está previsto que este ano seja realizada outra rodada de negócios regional do setor agroalimentar sob esta modalidade, em setembro.

 

 

Resultados Rodada Virtual SIECA