Processo de Integração

 

   Comércio regional

 

   Paraguai e Uruguai culminam de forma bem-sucedida o Plano Piloto da Certificação de Origem Digital da ALADI

 

Os países-membros da ALADI continuam concretizando ações para modernizar, agilizar e dar maior segurança e eficiência às operações de comércio exterior.

Neste caso, o Paraguai e o Uruguai informaram ter culminado de forma bem-sucedida o Plano Piloto da Certificação de Origem Digital da ALADI. Para tanto, ambos os países intercambiaram 134 Certificados de Origem Digitais (CODs) associados a operações reais de comércio exterior, validadas nos sistemas de recebimento com 100% de êxito.

Os países também acordaram que o uso pleno da Certificação de Origem Digital, com a mesma validade jurídica que o papel, será a partir de 18 de maio de 2020, com vistas a estabelecer seu uso obrigatório no segundo semestre do mesmo ano.

A Certificação de Origem Digital da ALADI é um procedimento mediante o qual a emissão, a assinatura, a transmissão e o recebimento dos certificados de origem são realizados por meios eletrônicos, sem utilizar papel. Esta ferramenta oferece a possibilidade às entidades e aos operadores comerciais habilitados de tramitar as certificações de origem de forma virtual, evitando trâmites presenciais e deslocamentos físicos.

Estes avanços evidenciam o esforço e o compromisso dos países para implementar a modalidade digital de certificar origem, uma modalidade que contribui para facilitar as operações comerciais que têm lugar ao amparo dos acordos da ALADI.