Reuniões e Eventos

 

 

   Seminário virtual: A importância do setor agropecuário no comércio da América Latina e Caribe

 

Dia 10 de junho de 2020, a Associação Latino-Americana de Integração participou do seminário virtual, “A importância do setor agropecuário no comércio da América Latina e o Caribe”, organizado pelo Centro de Estudos para a Integração Econômica (CEIE) da SIECA (Secretaria de Integração Econômica Centro-Americana).

O seminário, realizado em aliança com a FAO e o IICA, teve como objetivo analisar a importância do comércio do setor agropecuário na América Latina e o Caribe e as oportunidades oferecidas pelo comércio intrarregional para a recuperação pós-Covid-19. Também foi apresentada aos participantes a rodada virtual de negócios para o setor agropecuário a realizar-se de 22 a 26 de junho.

Pablo Rabczuk, oficial de Comércio e Sistemas Agroalimentares da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), expôs sobre "O estado de situação dos sistemas alimentares diante da conjuntura do COVID-19". A seguir, Daniel Rodríguez, gerente do Programa Comércio Internacional e Integração Regional do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, abordou o tema "A importância do setor agropecuário no comércio para a América Latina e o Caribe".

Por sua vez, Eduardo Espinoza Valverde, diretor do Centro de Estudos para a Integração Econômica (CEIE) da SIECA, apresentou um estado de situação sobre "O comércio agropecuário na América Central", e María Clara Gutiérrez, chefe do Escritório de Assuntos Institucionais e Comunicação da ALADI, dissertou sobre "As Rodadas de Negócios como ferramentas de promoção comercial e seu melhor aproveitamento".

Para finalizar, Luis Sánchez, chefe do Departamento de Gestão do Conhecimento e Promoção Comercial da SIECA, apresentou a rodada virtual de negócios do setor agroalimentar, realizada de 22 a 26 de junho.