Reuniões e Eventos

 

 

   Palestra “Certificação de Origem Digital: evolução e perspectivas” da ALADI junto à Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina

 

A Associação Latino-Americana de Integração ofereceu, nas redes sociais da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), uma palestra sobre Certificação de Origem Digital, iniciativa que objetiva facilitar as operações comerciais entre os países-membros da ALADI.

O chefe do Departamento de Integração Física e Digital da ALADI, Rodrigo da Costa Serran, conversou com mais de setenta participantes e apresentou o estado de situação da iniciativa, seus principais benefícios e as próximas etapas para sua implementação na região. Dentre os diversos benefícios, da Costa Serran salientou que a “certificação de origem digital supõe a implementação de um sistema de certificação de origem sem utilizar papel. Tanto o registro de dados e seu envio, quanto as etapas de assinatura do exportador e do funcionário da entidade certificadora de origem são feitas completamente de forma digital”.

O Sistema Informático de Certificação de Origem Digital da ALADI oferece garantia e segurança aos certificados de origem, além de facilitar e de simplificar os processos nas operações aduaneiras. Em comparação com a certificação de origem em papel, a certificação de origem digital permite poupar tempo, recursos e espaço de armazenamento, além de garantir maior segurança nas operações e um impacto menor ao meio ambiente.

Veja a palestra na íntegra em nosso canal de YouTube, clicando aqui.