"Boletín Informativo ALADI

     Reuniões e Eventos

 

 

   ALADI apresenta conferência do embaixador Dinesh Bathia sobre a Índia no contexto internacional e suas relações com a América Latina

 

Dia 21 de julho de 2020 teve lugar a conferência virtual “Índia no contexto internacional e suas relações com a América Latina. Desafios e oportunidades econômico-comerciais”, ministrada por Dinesh Bathia, embaixador da Índia em Argentina, Paraguai e Uruguai.

A conferência foi apresentada pelo secretário-geral da ALADI, Alejandro de la Peña, que salientou a importância da Índia como mercado de destino para os bens e serviços exportados pela região, por ser um país com mais de 1,3 bilhão de habitantes e com cerca de 350 milhões de pessoas de classe média.

Para a audiência ter uma visão completa sobre a Índia, o embaixador Bathia iniciou sua apresentação compartilhando informações sobre seu país. Quanto às relações com os países da América Latina, o embaixador afirmou que, apesar da enorme distância, existem valores e interesses em comum. Nesse sentido, salientou que a Índia mantém uma estreita e sólida cooperação com todos os países da região, especialmente ao longo do sul global.

No que diz respeito aos laços comerciais, estão altamente concentrados em termos de mercados em produtos, segundo o embaixador. Porém, há potencial para incrementar o comércio, a fim de diversificar o cesto comercial em áreas como a agrícola, têxtil, química e automotiva, frisou Bathia.

O embaixador salientou ainda as potencialidades de seu país em temáticas como infraestrutura e tecnologia, temas nos quais seu país pode oferecer cooperação aos países da América Latina.

A ampla audiência dos países-membros da ALADI e da Índia na conferência evidenciou uma ativa participação e o enorme interesse que existe sobre o tema.

A conferência está disponível no canal de YouTube da ALADI.

 

 

 

"