ALADI participa da masterclass regional “O futuro da integração após a pandemia”

 

A Associação Latino-Americana de Integração participou, dia 21 de julho de 2020, da masterclass on-line “O futuro da integração após a pandemia”, organizada pela Faculdade de Direito da Universidad Austral, pela Universidade da Coruña e pela Sociedade Internacional de Direito Comunitário e Integração.

Durante a masterclass, especialistas da região refletiram sobre a importância da integração, a cooperação e o desenvolvimento de políticas conjuntas para superar a emergência sanitária e reativar as economias da região.

Dentre outros panelistas, participaram Alejandro de la Peña Navarrete, secretário-geral da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI); Jorge Hernando Pedraza, secretário-geral da Comunidade Andina (CAN); Mario René Villalobos, da Secretaria-Geral do Sistema da Integração Centro-Americana; Didier Opertti, ex-chanceler da República Oriental do Uruguai; Ignacio Bartesaghi, bedel da Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade Católica do Uruguai; Eric Tremolada, professor da Universidad Externado da Colômbia; Jimena Bonilla, professora da Universidad Autónoma de Honduras, e Cástor Díaz Barrado, acadêmico da Real Academia de Jurisprudencia y Legislación.

O secretário-geral da ALADI, Alejandro de la Peña, destacou que, nas circunstâncias atuais, é indispensável fortalecer a integração regional, dinamizar o comércio intrarregional e a cooperação sul-sul. A ALADI, por ser o mais amplo e antigo mecanismo de integração da região, tem de assumir um papel fundamental no compromisso de apoiar a recuperação econômica de seus países-membros, durante e após a emergência sanitária. De la Peña afirmou que a Secretaria-Geral da Associação conta com ampla experiência no uso das novas tecnologias, utilizadas para incentivar atividades para apoiar as empresas, em particular as PMEs.Dentre elas, destacou a ferramenta ALADI-Centro de Negócios. Esta ferramenta facilita os contatos entre empresas fornecedoras e compradoras de produtos relacionados ao combate à COVID-19, promove rodadas virtuais de negócios, em especial, a EXPO ALADI – Equador 2020, edição virtual, que propicia encontros à distância entre os empresários da região, com foco especial nas PMEs, e que inclui produtos relativos à COVID-19.

Clique aqui para conferir a palestra na íntegra.