Reuniões e Eventos

 

 

   ALADI expõe na Cátedra Konrad Adenauer “Os 40 anos da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI)”

 

Em 19 de agosto deste ano, a Associação Latino-Americana de Integração fez parte da cátedra organizada pela Fundação Konrad Adenauer por ocasião dos 40 anos da Associação.

O evento, intitulado “Os 40 anos da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI)”, contou com a participação da subsecretária de Cooperação, Assistência Técnica e Apoio aos Países de Menor Desenvolvimento Econômico Relativo (PMDERs) da ALADI, Silvia Espíndola, e de autoridades do setor comércio e integração de vários países da região latino-americana.

Em seu discurso, a subsecretária apresentou os antecedentes da Associação, seus princípios e objetivos, bem  como as principais ferramentas dirigidas à facilitação do comércio regional que a Secretaria vem desenvolvendo ao longo destes anos. Também fez referência ao Sistema de Apoio aos Países de Menor Desenvolvimento Econômico Relativo (PMDERs) e ao princípio de tratamento diferenciado estabelecidos no Tratado de Montevidéu 1980, com o fim de procurar o desenvolvimento equilibrado dos países-membros.

Espíndola manifestou, ainda, que hoje mais do que nunca a ALADI está comprometida a impulsionar iniciativas que contribuam para ampliar e aprofundar a integração da região, com vistas a alcançar o desejado objetivo de construir o mercado comum latino-americano, como disposto pelo Tratado de Montevidéu, e salientou a necessidade de aprofundar os mecanismos inovadores para dinamizar o comércio intrarregional, como a promoção do comércio eletrônico e o uso das tecnologias da informação e da comunicação.

Quanto aos desafios diante da conjuntura da pandemia da COVID-19, a subsecretária sinalizou que a ALADI, por ser o mecanismo mais amplo e mais antigo da região, está chamada a desempenhar um papel fundamental nos esforços realizados pelos países-membros da região para conter e reverter a expansão dos efeitos negativos da pandemia e, sobretudo, para alcançar a recuperação de suas economias e impulsionar o comércio intrarregional. A ALADI tem um acervo de mais de sessenta anos de experiência em matéria de integração e cooperação. Também, o Tratado de Montevidéu 1980, instrumento fundador da Associação, oferece a flexibilidade necessária que permite a assinatura de acordos regionais ou parciais em qualquer tema acordado pelas partes, o qual facilita a adoção de instrumentos para aunar os esforços de seus membros.

Os participantes do evento coincidiram na necessidade de fortalecer a integração regional para enfrentar a crise que todos enfrentamos, com uma visão que transcenda no tempo e permita alcançar o desenvolvimento econômico e social dos povos da América Latina.