Processo de Integração

 

 

   IICA e ALADI trabalham na capacitação para a internacionalização das PMEs agrícolas da região

 

No dia 24 de maio de 2019, em Montevidéu, Uruguai, no âmbito do ciclo de conferências: Capacitação para a internacionalização das PMEs agrícolas, organizada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e pela Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), foi realizada a palestra número 1: “Preparando-se para exportar”.

Este primeiro encontro, que teve formato webinar, foi levado adiante pela gerente do Programa de Comércio Internacional e Integração Regional do IICA, Adriana Campos, quem, para uma importante audiência de mais de 200 participantes dos países-membros de ambos os organismos, abordou temas referentes à importância e aos benefícios do planejamento, ao plano de negócios como ferramenta de planejamento, à definição dos objetivos de marketing e à definição de mix de marketing: produto, preço, praça e promoção.

O ciclo de palestras ocorre no âmbito do Acordo Específico de Cooperação, assinado em 23 de abril deste ano, e é enquadrado no Acordo Geral de Cooperação, assinado entre IICA e ALADI em 4 de agosto de 1989. O ciclo continuará com diferentes webinars que irão abordar temas como a adaptação de produtos ao mercado, o conhecimento das condições de acesso a mercados, a definição de preços para exportar, e os métodos de pagamento e negociação com o comprador no estrangeiro, dentre outros. A próxima palestra, denominada “Como adaptar seu produto ao mercado?”, terá lugar dia 27 de junho.