Processo de Integração

 

 

   IICA e ALADI apostam à capacitação das PMEs agrícolas da região

 

27 de junho de 2019, Montevidéu, Uruguai. Após o sucesso do primeiro módulo sobre as condições para definir o plano de marketing, foi realizada a segunda das seis palestras do ciclo de conferências: Capacitação para a internacionalização das PMEs agrícolas, organizada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e pela Associação Latino-Americana de Integração (ALADI). O segundo módulo é denominado: “Como adaptar seu produto ao mercado?”.

A palestra, como na edição anterior, foi ministrada em formato webinar e contou com a participação de quase 300 pessoas de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Venezuela e Uruguai. A encarregada de levar adiante a atividade foi Alejandra Díaz, especialista internacional em Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos do IICA, que abordou a temática em duas partes. A primeira foi focada na importância de fornecer ao participante informações para elaborar seu plano de produção, com o objetivo de garantir ao seu negócio a capacidade de produzir os bens ou serviços que o mercado demanda. A especialista também descreveu as etapas-chave do planejamento da produção, bem como os elementos que devem ser considerados para a tomada de decisões sobre processos produtivos. Na segunda parte, foi aprofundado o tema da adaptação do produto para a exportação e foram compartilhados exemplos concretos nesse sentido.

“Consideramos que este tipo de atividades que a Representação do IICA no Uruguai, o Programa de Comércio Internacional e Integração Regional do IICA e a ALADI vêm organizando em conjunto são ferramentas muito valiosas para a internacionalização dos produtos nacionais das PMEs agrícolas. A grande quantidade de pessoas interessadas que participaram hoje demonstra o interesse na temática abordada”, estimou Alejandra Sarquis, representante do IICA no Uruguai.

A subsecretária de Cooperação, Assistência Técnica e Apoio aos PMDERs da ALADI, Silvia Espíndola, manifestou que valoriza enormemente a aliança entre a ALADI e o IICA, direcionada a capacitar as PMEs. Também expressou sua satisfação pelo fato de que as palestras, realizadas uma vez ao mês, sejam tão bem acolhidas por tantos assistentes, e convidou a continuar participando delas. Espíndola informou, ainda, que a conferência de julho será realizada por técnicos da ALADI sobre temas relacionados às condições de acesso a mercados na região.

O ciclo de palestras ocorre no âmbito do Acordo Específico de Cooperação, assinado em 23 de abril deste ano, e é enquadrado no Acordo Geral de Cooperação, assinado entre IICA e ALADI em 4 de agosto de 1989. O ciclo continuará com diferentes webinars que irão abordar temas como o conhecimento das condições de acesso a mercados, a definição de preços para exportar, e os métodos de pagamento e negociação com o comprador no estrangeiro, dentre outros. A próxima palestra, denominada “Conhecendo as condições de acesso a mercados”, terá lugar dia 25 de julho.

 

 

.

 

 

.