Processo de Integração

 

 

   Com grandes avanços, conclui a XXI Reunião do Acordo de Transporte Internacional Terrestre (ATIT)

 

As sessões contaram com a participação de mais de noventa especialistas e representantes dos organismos nacionais competentes de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai, funcionários dos Ministérios das Relações Exteriores e do setor privado desses países e funcionários da Secretaria da ALADI.

Durante três dias, os participantes trabalharam intensamente em reuniões específicas sobre os temas relativos a assuntos aduaneiros, ferroviários, seguros, infrações e sanções, solução de controvérsias, entre outros.

No que diz respeito à solução de controvérsias, as delegações avançaram no projeto do tema para o acordo e finalizaram a primeira revisão desse documento. As delegações destacaram o esforço e o interesse de todos para avançar nas atualizações e nas adequações das normas do transporte internacional de cargas e passageiros. Também se comprometeram a continuar trabalhando em reuniões específicas antes da próxima reunião plenária, acordada para a primeira quinzena de maio de 2020.

O Acordo de Transporte Internacional Terrestre (ATIT) é o principal instrumento de regulação da prestação de serviços de transporte terrestre por rodovia, tanto de carga quanto de passageiros, e por ferrovia entre os países do Cone Sul, facilitando a circulação de pessoas e bens de forma direta na região.

 

 

.

 

.