"Boletín Informativo ALADI

    

 

 

   Visita do secretário-geral da ALADI à Colômbia

 

O secretário-geral da ALADI reuniu-se com o ministro do Comércio, Indústria e Turismo, José Manuel Restrepo; com a vice-ministra do Comércio Exterior, Laura Valdivieso; e com a presidenta de ProColombia, Flavia Santoro. Nessa reunião foi assinada a carta-compromisso para a organização da EXPO ALADI-Colômbia 2019 Macrorrodada de Negócios Multissetorial, a realizar-se de 16 a 18 de outubro deste ano nas instalações de Neomundo Centro de Convenciones da cidade de Bucaramanga, departamento de Santander.

Durante sua estadia na cidade de Bogotá, o secretário-geral da ALADI também manteve reuniões com o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Andrés Valencia; com o ministro do Transporte (e), Manuel Felipe Gutiérrez; e com a diretora de Mecanismos de Concertação e Integração Regionais do Ministério das Relações Exteriores, Adela Maestre.

Também se reuniu com a vice-presidenta executiva da Associação Nacional de Empresários da Colômbia (ANDI), Paola Buendia; com o presidente executivo da Associação Nacional de Comércio Exterior (ANALDEX), Javier Díaz; com o presidente executivo da Federação Colombiana de Agentes Logísticos em Comércio Internacional (FITAC), Miguel Ángel Espinosa; e com a diretora executiva da Associação de Zonas Francas das Américas (AZFA), Maria Camila Moreno. As reuniões foram propícias para uma interessante troca de opiniões em temas como processo de integração regional, acordos comerciais assinados pela Colômbia no âmbito da ALADI ou comércio intrarregional, bem como às novas disciplinas e aos temas da agenda da Associação.

No âmbito acadêmico, o secretário-geral ofereceu uma palestra para funcionários da Academia Diplomática "Augusto Ramírez Ocampo", organizada pelo Ministério das Relações Exteriores, e se reuniu com o diretor nacional da Escola Superior de Administração Pública (ESAP), Pedro Medellín, ocasiões que aproveitou para fazer referência ao processo de integração regional latino-americano, com foco na trajetória, princípios, funções e objetivos da Associação, seus desafios e oportunidades.

A frutífera visita do secretário-geral à Colômbia permitiu dialogar, em diferentes âmbitos, sobre a Associação Latino-Americana de Integração, as oportunidades que ela oferece aos países-membros e as ferramentas que possui para incrementar o comércio intrarregional. A oportunidade propiciou o intercâmbio de ideias sobre novos temas relativos ao comércio, às necessidades dos países e à realidade atual, que poderiam ser incorporados à agenda da Associação no intuito de fortalecer a integração regional latino-americana.

 

 

Secretário-geral da ALADI, Alejandro de la Peña Navarrete, e ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Andrés Valencia

 

Reunião com o ministro do Comércio, Indústria e Turismo, José Manuel Restrepo, vice-ministra do Comércio Exterior, Laura Valdivieso, e presidente de ProColombia, Flavia Santoro

 

Reunião com o presidente da ANALDEX, Javier Diaz

 

Palestra na Academia Diplomática "Augusto Ramírez Ocampo"

"