Reuniões e Eventos

 

 

   Visita do secretário-geral da ALADI ao Equador

 

Em sua visita ao Equador, o secretário-geral da ALADI, Alejandro de la Peña, reuniu-se com diversas autoridades nacionais: com o ministro das Relações Exteriores sub-rogante, Andrés Terán; com o ministro da Produção, Comércio Exterior, Investimentos e Pesca, Pablo Campana; com a ministra do Turismo, Rosi Prado de Holguín; com o vice-ministro das Indústrias e Produtividade, Yuri Parreño; com o vice-ministro da Promoção de Exportações e Investimentos, Roberto Intriago, e com o vice-ministro do Desenvolvimento Produtivo Agropecuário, Byron Flores. Também participou de um encontro com os empresários da Corporação de Promoção de Exportações e Investimentos (CORPEI).

Em todas as reuniões, o secretário debateu sobre o processo de integração regional, acordos comerciais assinados pelo Equador no âmbito da ALADI e comércio intrarregional, bem como sobre as novas disciplinas e temas na agenda da Associação.

Houve ainda intercâmbio de informações sobre a macrorrodada de negócios – EXPO ALADI, que a Associação organiza anualmente, e sobre os benefícios que ela oferece. A intenção das autoridades equatorianas de ser sede da EXPO ALADI em 2020 foi muito bem recebida.

No âmbito acadêmico, o secretário-geral ministrou uma palestra para funcionários do Ministério das Relações Exteriores, organizada pela Academia Diplomática, e uma dissertação, na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), discorrendo sobre o processo de integração latino-americano, com foco na trajetória, nos princípios, funções e objetivos da Associação, seus desafios e oportunidades. Finalmente, reuniu-se com autoridades da Universidade Andina Simón Bolívar e assinou um memorando de entendimento que inclui temas de cooperação mútua.

A visita do secretário-geral ao Equador foi muito frutífera e permitiu o diálogo em diversos âmbitos sobre a Associação Latino-Americana de Integração, as oportunidades que ela oferece aos países-membros e as ferramentas com que conta para incrementar o comércio intrarregional. Além disso, a ocasião propiciou a troca de ideias sobre novos temas relativos ao comércio, às necessidades dos países e à realidade atual, direcionados a fortalecer a integração latino-americana e que poderiam ser incorporados à pauta da Associação.

 

 

Secretário-Geral da ALADI, Alejandro de la Peña Navarrete, e ministro das Relações Exteriores sub-rogante, Andrés Terán