"Boletín Informativo ALADI

     Processo de Integração

 

   Facilitação do comércio

 

   Países latino-americanos trocam experiências sobre Facilitação do Comércio

 

Entre 28 e 31 de maio do presente ano, realizou-se, na sede da ALADI e com o apoio da Organização Mundial do Comércio (OMC) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o “Curso-Oficina para América Latina sobre o Acordo sobre Facilitação do Comércio-Intercâmbio de Experiências”.

O objetivo da oficina foi oferecer aos países participantes informações sobre diferentes aspectos da implementação dos compromissos emanados do Acordo, em particular sobre aqueles nos quais se requer certo grau de cooperação de outros países-membros ou de organismos internacionais. Da mesma forma, foi um espaço propício para permitir o contato e o intercâmbio de experiências e de boas práticas entre os países participantes.

Durante o evento, a Secretaria-Geral da ALADI fez uma apresentação ressaltando os esforços e os objetivos manifestados pela Associação em matéria de facilitação do comércio, destacando temas como a implementação da Certificação de Origem Digital da ALADI, a exploração das possibilidades para atingir um Acordo Regional de Reconhecimento Mútuo em matéria de Assinaturas Digitais e o levantamento de informações estabelecido no Acordo de Facilitação do Comércio.

No âmbito das atividades desenvolvidas, os participantes visitaram o Centro de Monitoramento – Precinto Eletrônico, promovida pela Direção Nacional de Aduanas do Uruguai, e tiveram a oportunidade de conhecer o procedimento de Gestão de Risco adotado pela aduana uruguaia e o Sistema Lucía (Sistema Informático para o controle das operações aduaneiras de importação, exportação e trânsito de mercadorias no território uruguaio).

Cabe lembrar que o Acordo sobre Facilitação do Comércio da OMC, assinado por 164 países e em vigor desde 22 de fevereiro de 2017, contém disposições para agilizar o movimento, o carregamento e o despacho das mercadorias, incluídas as mercadorias em trânsito. Também, estabelece medidas para a cooperação efetiva entre as autoridades aduaneiras e outras autoridades competentes nas questões relativas à facilitação do comércio e ao cumprimento dos procedimentos aduaneiros, além de disposições sobre assistência técnica e geração de capacidade neste âmbito.

 

 

Da esquerda para a direita: Álvaro Espinoza, subsecretário da ALADI; Enrique Canon, diretor nacional de Aduanas, República Oriental do Uruguai; Miguel Taborga, chefe de Operações, Representação do BID no Uruguai; Alejandro de la Peña Navarrete, secretário-geral da ALADI; Alejandro Gamboa-Alder, conselheiro, Divisão Acesso aos Mercados, OMC; Roy Santana, conselheiro, Divisão Acesso aos Mercados, OMC e participantes do curso

 

Alejandro Gamboa-Alder, conselheiro, Divisão Acesso aos Mercados, da OMC: “Introdução ao Acordo sobre Facilitação do Comércio: objetivos, estrutura, conteúdo”

"