Reuniões e Eventos

 

 

   ALADI promove jornada de reflexão sobre "Gênero, Comércio e Desenvolvimento"

 

No dia 17 de maio, foi realizado na sede da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) o seminário “Gênero, Comércio e Desenvolvimento”, com o objetivo de gerar um âmbito de sensibilização sobre os principais aspectos relativos ao gênero e a sua relação com o comércio e o desenvolvimento.

A mensagem de boas-vindas esteve a cargo da presidenta do Comitê de Representantes da ALADI, embaixadora Natalia Abello Vives, e do secretário-geral da ALADI, Alejandro de la Peña Navarrete.

De la Peña Navarrete destacou que “na Secretaria da ALADI, as mulheres representam 61% do total da equipe de trabalho, 67% dos cargos de chefia e 66% dos cargos técnicos. Aliás, das cinco pessoas com as que mais trabalho, quatro são mulheres […] Não há nada mais enriquecedor, tanto para os indivíduos quanto para as sociedades, do que uma relação em que a mulher e o homem possam desenvolver plenamente seu potencial humano, para além de seu gênero […] Uma relação de iguais na diversidade”.

A seguir, a embaixadora Avello Vives afirmou que “esta é uma iniciativa coletiva, cujo principal escopo é aumentar a participação das mulheres no comércio. É um grande passo para atingir seu pleno potencial na economia mundial e eliminar os obstáculos ao empoderamento econômico das mulheres”.

A embaixadora salientou ainda que “contar com mais estatísticas e um estado da arte amplo sobre a relação entre a equidade de gênero e o comércio e sua importância para o desenvolvimento econômico dos países, especialmente em nossa região, é de grande importância para visibilizar a problemática e contar com políticas públicas e instrumentos adequados para reduzir as brechas de desigualdade”.

O seminário permitiu conhecer diferentes pontos de vista sobre a relação de gênero com o comércio, a competitividade, o desenvolvimento econômico e social dos países e seu cabal aproveitamento.

O evento contou com a participação de representantes da ONU Mulheres Uruguai, da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), do Centro do Comércio Internacional (ITC), da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais no Uruguai (FLACSO-Uruguai) e da “Organización de Mujeres Empresarias del Uruguay (OMEU)”.

A diretora da ONU Mulheres Uruguai, economista Magdalena Furtado, comentou que, apesar dos avanços quanto à participação da mulher na economia, este não é completo e ainda existe uma brecha salarial, de carga de trabalho e de emprego.

A diretora da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais no Uruguai (FLACSO-Uruguai), Carmen Beramendi, apresentou os principais aspectos de gênero e desenvolvimento e chamou o público presente a refletir em torno à pergunta: o que o comércio está fazendo para colocar as mulheres no papel de agentes econômicas?

Por sua vez, Alejo Ramírez e Claudia Briones, da SEGIB; Claudia Uribe e Loly Gaitán, do ITC; e Andrea Bellolio, da OMEU apresentaram as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas em suas organizações para a inclusão do gênero e para o incentivo ao empreendimento e à participação das mulheres no comércio, como “She Trades” e “Más emprendedoras”.

O evento encerrou com interessantes opiniões e intercâmbios compartilhados pelo público comparecente.

Veja as intervenções completas em nosso canal de YouTube

 

 

.