Processo de Integração

 

   Comércio Regional

 

   Reunião de funcionários governamentais especializados em estatísticas do comércio de serviços

 

Durante os dias 24 e 25 de outubro de 2017, realizou-se, na sede da Associação, a VI Reunião de Funcionários Governamentais Especializados em Estatísticas do Comércio de Serviços, em que participaram delegados dos treze países-membros da Associação,pertencentes aos Ministérios das Relações Exteriores, Institutos Nacionais de Estatística e Bancos Centrais. Também, contou-se com a participação da CEPAL e do MERCOSUL.

A reunião foi aberta pelo secretário-geral da ALADI, Alejandro de la Peña Navarrete, quem enfatizou a importância que representa atualmente o setor dos serviços no comércio mundial, ocupando um lugar destacado nas negociações comerciais.

Também, destacou que um setor de serviços eficiente contribui significativamente a melhorar a produtividade, o crescimento do comércio e, portanto, é imprescindível na competitividade global de uma economia. Portanto, dispor de estatísticas do comércio de serviços atualizadas e desagregadas na região proporciona insumos imprescindíveis no processo de tomada de decisões. Neste sentido, o secretário-geral destacou os esforços que a ALADI realizou com o fim de aperfeiçoar a Base de Dados de Estatísticas do Comércio Internacional de Serviços desenvolvida pela ALADI, com amplo alcance temporal e abrangência regional, bem como um nível de desagregação importante.

Na agenda da reunião, incluíram-se temáticas de grande relevância para melhorar os aspectos específicos da Base de Dados, tais como a transição para a versão 6 do Manual de Balança de Pagamentos e a Posição Internacional (MBP-6). De outro lado, a Secretaria apresentou alguns dados preliminares de um projeto piloto sobre estatísticas do comércio de serviços por modo de fornecimento.

Como resultado da reunião, as delegações presentes reconheceram a importância de continuar trabalhando em matéria de estatísticas do comércio internacional de serviços. Para tanto, acordaram um plano de trabalho que, entre outros aspectos, recomenda manter atualizada a base de dados incorporando as mudanças necessárias em virtude da adoção do MBP-6; continuar os trabalhos relacionados com o projeto piloto regional sobre estatísticas do comércio internacional de serviços por modo de fornecimento e organizar uma oficina sobre a metodologia para a compilação do comércio digital de serviços, compra e venda de imóveis de não residentes, comércio de intermediação de serviços, entre outras atividades.

 

 

Funcionários governamentais participantes da reunião.

 

Christian Leroux, funcionário da SG-ALADI, e Alejandro de la Peña Navarrete, secretário-geral da ALADI