Reuniões e Eventos

   Chanceler colombiana apresentou na ALADI avanços na implementação do Acordo de Paz

A chanceler da República da Colômbia, María Ángela Holguín, durante sua visita oficial ao Uruguai, ofereceu uma conferência na sede da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI).

Em sessão extraordinária do Comitê de Representantes, a presidenta do Comitê, embaixadora Maria da Graça Nunes Carrion, e o secretário-geral da ALADI, Carlos Chacho Alvarez, deram as boas-vindas à chanceler colombiana.

A conferência contou com a presença do vice-presidente do Uruguai, Raúl Sendic, de três ex-chanceleres desse país, Enrique Iglesias, Sergio Abreu e Didier Opertti, do corpo diplomático acreditado e de altas autoridades.

A chanceler María Ángela Holguín ofereceu uma conferência sobre a implementação dos acordos de paz na Colômbia com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

Em sua intervenção, explicou que a implementação dos acordos – cuja ratificação final teve lugar em novembro – não objetiva apenas que os guerrilheiros “deixem as armas”, mas que “o país se transforme”.

Um dos principais desafios deste processo é que o foco está nas vítimas, disse a chanceler, e esclareceu que os acordos “são baseados na verdade” e obrigam às FARC a confessar seus crimes.

O acordo também tem base na não repetição. Sobre isto, a chanceler salientou que desde 1.o de dezembro “não tem ocorrido nem um só incidente quanto ao cesse o fogo, nem um episódio sequer”.

No que diz respeito às áreas rurais – que foram as mais afetadas – Holguín destacou que o governo criou agências especiais para transformar o campo e facilitar ferramentas – especialmente tecnológicas – para estimular a competitividade no setor.

Um dos grandes desafios do Estado é que a política de drogas seja mais humana, bem como de saúde pública e de direitos humanos. O governo está outorgando recursos aos trabalhadores rurais para poderem abandonar o cultivo de coca e substitui-lo por outro. Nesse sentido, mais de 75.000 famílias se inscreveram no plano de substituição de cultivos, segundo informou a chanceler colombiana.

Para completar sua transição à vida civil, os guerrilheiros receberão um documento e serão consultados sobre o que querem fazer com suas vidas nesta nova etapa.

Finalmente, a chanceler salientou a importância de atingir uma paz irreversível e agradeceu especialmente o acompanhamento dos países garantes e da comunidade internacional durante todo o processo de negociação e de sua implementação, em particular, de Cuba, Chile e Venezuela, bem como das Nações Unidas e das figuras dos notáveis, que transmitirão ao mundo o avanço do processo.

Em Sessão Extraordinária, o Comitê de Representantes da ALADI recebeu a chanceler da Colômbia, embaixadora María Ángela Holguín Cuellar

Secretário-Geral, Carlos Chacho Alvarez; chanceler colombiana, embaixadora María Ángela Holguín Cuellar; Representante Permanente da Colômbia junto à ALADI, embaixadora Natalia Abello Vives

Volver