Processo de Integração

 

   Programa de Apoio aos PMDERs

 

   Projeto de Cooperação Conjunta entre o IILA e a ALADI em matéria de controle sanitário de alimentos

 

O projeto, apresentado na sede da ALADI dia 21 de junho de 2017, é uma iniciativa conjunta da Associação Latino-Americana de Integração e do Instituto Ítalo-Latino-Americano (IILA). Com orçamento estimativo de US$ 240.000 (duzentos e quarenta mil dólares), beneficiará diretamente os Países de Menor Desenvolvimento Econômico Relativo (PMDERs): Bolívia, Equador e Paraguai.

O objetivo específico é incrementar a capacidade técnica e de gestão das instituições e das entidades públicas e privadas encarregadas dos sistemas de controle, vigilância sanitária e traçabilidade dos alimentos.

O projeto consta de quatro componentes: I) avaliação e estado de situação dos sistemas de certificação e vigilância da inocuidade dos alimentos; II) capacitação de funcionários e agentes das instituições públicas participantes por especialistas italianos e da região pelo método de formação de formadores; III) intercâmbio de experiências/aprendizado na Itália, e IV) assistência técnica e exposição de lições apreendidas em cada capital dos países beneficiários.

Ao finalizar o projeto, cuja duração será de um ano, os funcionários beneficiados verão incrementada sua capacidade técnica e de gestão nos sistemas de controle, vigilância sanitária e traçabilidade dos alimentos.

 

 

Da esquerda para a direita: Juan Manuel Escalante, representante alterno do Equador; Maria Clara Gutiérrez, coordenadora da Subsecretaria da ALADI; Augusto Chiaia, consultor del IILA; Jenny Encinas, representante alterna da Bolívia; Graciela Caballero, representante alterna do Paraguai e Roberto Gonzalez, chefe do Departamento PMDERs da SGALADI.